Sexta-feira, 24 de dezembro de 2010 - 09h05
Transporte garantido. As cerca de 400 famílias que trabalham no cultivo de hortifrutigranjeiros na área rural de Porto Velho, e necessitam de apoio logístico para transportar a produção, receberam dois novos caminhões, doados pela concessionária Energia Sustentável do Brasil. Os veículos, juntos, custaram R$ 301.400,00 (trezentos e um mil e quatrocentos reais), cujos recursos fazem parte das compensações sociais ao Município, devido a construção da Usina Hidrelétrica Jirau.
A entrega foi feita nesta quinta-feira, 23, no barracão em que todos os dias é realizada a Feira do Produtor Rural, no bairro Cai N’Água, local onde os produtos que vêm de várias localidades e linhas do interior são comercializados. Os veículos foram doados à Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric), mas ficarão à disposição dos produtores rurais.
Segundo o gerente da Feira, Rubens Mello Nogueira, a Prefeitura já oferece o transporte de produtos aos pequenos agricultores, mas os três caminhões que haviam disponíveis para o serviço já não comportam mais a demanda. “Com o serviço de transporte dando certo, outros agricultores se motivaram a produzir também. E a produção aumentou”, conta o gerente.
Os novos caminhões doados pela Usina Jirau possuem carroceria de 7m de comprimento, com capacidade para transportar, no mínimo, 8 toneladas cada um. Como os demais da frota, eles vão percorrer as linhas do eixo da BR-364 e as localidades de União Bandeirantes, Joana D’Arc, Aliança, Cujubim Grande, Cujubinzinho, Itacoã e Rio Pardo, recolhendo a produção e trazendo para a Feira.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, José Wildes, a doação beneficia tanto os agricultores, que terão o serviço de transporte garantido, como a população da Capital, que terá acesso a produtos frescos e de qualidade, chegando direto do campo todos os dias. “Pra gente é motivo de satisfação receber essa doação da Energia Sustentável. Esses caminhões, junto com os que nós já tínhamos, vão ajudar muito os nossos produtores rurais”, diz Wildes.
Seu Lourival Moreira Gomes, que está na Feira todos os dias, é encarregado de comercializar os produtos de cerca de 20 outros produtores, entre parentes e amigos. “Aqui tem produto de União Bandeirantes, Joana D’Arc, do Candeias, Ouro Preto”, informa. Se não tivesse esse transporte, frisa o produtor rural, eles teriam que pagar frete, o que inviabilizaria a produção.
“Com essa entrega nós damos mais um passo no repasse das compensações sociais ao município de Porto Velho. Estamos fechando o ano com mais essa entrega, mas com certeza em 2011 mais recursos serão entregues, contemplando principalmente as áreas de educação, infraestrutura e saúde”, conclui o coordenador de Relações Públicas da Energia Sustentável do Brasil, Normando Lira.
Fonte: Comunica
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A