Segunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Usina Jirau capacita mais de 140 micro e pequenos empresários


Cursos foram ministrados pelo Sebrae nos distritos de Jaci-Paraná, Mutum-Paraná, Abunã e Fortaleza do Abunã

É com uma nova expectativa que 148 comerciantes, concludentes dos cursos de capacitação para micro e pequenos empresários oferecidos pela Usina Jirau, em parceria com o Sebrae-RO, olham para o futuro. Aprendizado que chegou na hora certa para consolidar os negócios e aproveitar o ciclo de crescimento por que passa o estado de Rondônia.

Para Adélio José Borges, proprietário de uma churrascaria em Jaci-Paraná, a experiência já trouxe boas mudanças. “O curso foi um presente para nós. Com tanta gente chegando, os empresários precisavam, mais do que nunca, desta oportunidade de capacitação”, afirma. Borges diz que daqui pra frente os empresários terão condições de dar um atendimento melhor aos fregueses, que estão cada vez mais exigentes. “Portanto, o empresário deve se atualizar sempre”, conclui o comerciante.

Os participantes receberam aulas na área de gestão empresarial, distribuídos nos módulos Aprender a Empreender, Gestão Empreendedora, Boas Vendas, Controles Financeiros e Formação de Preço e Venda. Nos distritos de Abunã e Fortaleza do Abunã foram incluídos também os módulos Associativismo e Atendimento ao Cliente. A ação faz parte do Programa Jirau Qualifica da Usina Hidrelétrica Jirau.

Durante as aulas, os alunos puderam refletir sobre seus modelos de gestão, aproveitando o conhecimento adquirido para estabelecer mudanças que vão aumentar a competitividade de seus negócios. “A Usina Jirau está contribuindo para o fortalecimento do comércio nessas localidades e capacitando estas pessoas para as oportunidades geradas pelo desenvolvimento regional ”, diz Élio Batistello, gerente de Socioeconomia da UHE Jirau.

O estudante Josemar Ferreira, 19 anos, filho de uma proprietária de hotel em Mutum-Paraná, diz que à medida que frequentava as aulas colocava em prática o que aprendia e fez várias mudanças no estabelecimento. O jovem tomou gosto pelo empreendedorismo e agora ele já pensa em montar seu próprio negócio, provavelmente na área de informática.

A coordenadora do projeto pelo Sebrae-RO, Cleide Pereira Silva, acompanhou de perto a empolgação dos alunos. “A partir de agora eles terão mais chances de aquecer suas vendas, com oferta de serviços e produtos de qualidade”, acredita Cleide.

A certificação dos alunos de Abunã e Fortaleza do Abunã aconteceu na última sexta-feira, 16. Já a cerimônia de encerramento e entrega dos certificados de Jaci-Paraná aconteceu na noite do dia 15, no Salão Paroquial da Igreja São Francisco. Os empresários de Mutum-Paraná foram certificados ainda no final de setembro.

Jirau Qualifica

O Programa Jirau Qualifica inclui ações de capacitação, articulação com a classe empresarial, mapeamento do perfil dos fornecedores e consolidação da parceria com as pequenas, médias e grandes empresas locais, visando à valorização do regional através da compra de produtos e serviços necessários durante toda a fase de implantação da Usina Hidrelétrica Jirau.

Fonte: Ascom


Gente de OpiniãoSegunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Segunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)