Domingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Usina Jirau apresenta os critérios do Remanejamento à comunidade de Mutum-Paraná


Manter a população informada sobre as etapas do Plano de Remanejamento é um dos objetivos da Usina Hidrelétrica Jirau. Para atender a este critério, lideranças da comunidade de Mutum-Paraná participaram de uma reunião com a equipe multidisciplinar da Energia Sustentável do Brasil, na qual puderam entender detalhes sobre o reassentamento, carta de crédito e indenização, as três modalidades de remanejamento sugeridas pela Usina. 

Durante a reunião, foi apresentada à comunidade a metodologia de avaliação de propriedades - resultado de uma pesquisa que baseia os itens de composição de uma edificação, desde pregos e tijolos até portas e telhas. Os estudos foram realizados nas áreas urbanas e rurais de influência do empreendimento e atendem às regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “Os números obtidos representam o valor de cada propriedade. Foram mais de mil itens avaliados, em 49 estabelecimentos comerciais”, relatou o diretor da ECSA Engenharia Ambiental, Luiz Fernando Viotti. 

Para o representante dos comerciantes no Grupo de Trabalho de Remanejamento Urbano de Mutum-Paraná, Emídio Virgílio da Silva, as reuniões com a participação dos moradores são importantes porque a comunidade pode opinar sobre as mudanças. "É muito interessante participar destas reuniões e depois passar as informações ao meu grupo. Nós conversamos muito", afirma Emídio.

É justamente neste processo participativo que as ações relativas à Usina Jirau acontecem. “A atuação de cada morador é fundamental”, reitera o gerente de Remanejamento da Usina Jirau, Marco Furini. “Temos o compromisso de atuar com transparência com as pessoas envolvidas e com os órgãos competentes. Todos os levantamentos realizados são apresentados ao IBAMA”, acrescenta. 

Dentre os participantes da reunião estavam a administradora distrital Rosilene Prestes, o presidente da Associação de Moradores e Ribeirinhos de Mutum-Paraná, Nélio Veríssimo, além de representantes do comércio, garimpo, funcionalismo público e outras categorias. 

Fonte: Ascom/Comunica

Gente de OpiniãoDomingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Domingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)