Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Usina Hidrelétrica Jirau terá modelo reduzido na França


O Instituto Sogreah, em Grenoble na França, construirá o modelo reduzido da Usina Hidrelétrica Jirau, que terá o objetivo de analisar o transporte de sedimentos, material flutuante e submerso, além da movimentação de ovos, larvas e juvenis de peixes ao longo do rio Madeira. A construção terá início ainda em outubro, com duração prevista de três meses. 

Este modelo reduzido de Jirau terá grande importância para a implantação da Usina em Porto Velho, uma vez que simulará, dentre outros, a movimentação de material flutuante e submerso no rio, como os troncos, um dos principais materiais orgânicos que se movimentam no Madeira.
 
O modelo terá dimensão de 40x5 metros e abrangerá um trecho de aproximadamente 30 quilômetros do rio, 20 quilômetros acima (a montante) e 10 quilômetros abaixo (a jusante) da barragem. Todo o trabalho de desenvolvimento do modelo reduzido de Jirau será acompanhado pelo especialista em sedimentos Sultan Alam, consultor da Energia Sustentável do Brasil, concessionária da Usina Jirau. 

De acordo com Antônio Luiz Abreu Jorge, diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Usina Hidrelétrica Jirau, o objetivo da construção do modelo reduzido no Laboratório Sogreah - que é referência mundial na construção de modelos semelhantes, é otimizar os fluxos físicos e bióticos ao longo das estruturas do empreendimento. “O modelo reduzido vai simular as condições do rio Madeira antes e depois da implantação da Usina Jirau”, explica. 

Segundo o diretor, outros estudos estão sendo desenvolvidos para aperfeiçoar o modelo reduzido de Jirau, como análise de sedimentos coletados no rio, para que o projeto corresponda às características reais da Usina.

Contratação

Entre os dias 15 e 19 de setembro, uma equipe formada por integrantes das diretorias de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Engenharia, da Energia Sustentável do Brasil, realizaram diversas reuniões no Instituto Sogreah para fechar os últimos detalhes para a construção do modelo reduzido de Jirau, culminado com a assinatura do contrato entre a Energia Sustentável e o Instituto Sogreah. O grupo foi recepcionado por Olivier Cazaillet, Diretor de Água, Meio Ambiente e Energia do Instituto. Participaram da visita Antonio Luiz Abreu Jorge, Diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Thais Soares, Analista de Meio Ambiente e Juliana Machado, Gerente de Contratos da Energia Sustentável. A comitiva conheceu o local onde será construído o modelo e realizou reuniões com os responsáveis pela execução do projeto.

Laboratório Sogreah 

O renomado Laboratório de Hidráulica Sogreah foi o escolhido pela Energia Sustentável do Brasil para produzir o modelo reduzido de Jirau porque possui mais de 60 anos de experiência especializada e know-how reconhecido na área fluvial, transporte de sedimentos e modelos reduzidos, sendo um dos mais respeitados institutos no mundo. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)