Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

USINA DE JIRAU CONTRATA PROFISSIONAIS DE SAÚDE


Usina Jirau contrata profissionais de Saúde para trabalhar na área de influência do empreendimento 

Serão contratados 64 técnicos para atuar no programa de combate à malária, três médicos e um enfermeiro

A Usina Hidrelétrica Jirau e a Prefeitura de Porto Velho assinaram essa semana, o convênio que autoriza a contratação de mão de obra para atuar na área de Saúde na região de influência do empreendimento. A partir do mês de abril serão contratados 64 profissionais para o programa de combate à malária em todas as linhas e distritos de Jaci-Paraná até Extrema e ainda, três médicos e um enfermeiro que irão prestar atendimento no posto de Saúde de Jaci-Paraná. 

O convênio faz parte das ações previstas no Protocolo de Intenções assinado com a Prefeitura de Porto Velho no valor de R$ 69 milhões, que prevê ações nas áreas da saúde, educação, turismo e social no município. 

Para as atividades de combate à malária serão contratados - a partir de uma empresa terceirizada - 37 agentes de controle de endemias, 18 microscopistas, sete coordenadores, um piloto fluvial e um auxiliar de escritório. O trabalho consistirá de Educação em Saúde, como visitas domiciliares e palestras, além da realização de exames de malária e acompanhamento de casos. O objetivo é colaborar com a redução dos índices da doença na região de Porto Velho. 

Para José Lucio de Arruda Gomes, diretor Institucional da Energia Sustentável do Brasil, a viabilização dos convênios reforça o compromisso da Usina com a responsabilidade social. “Estamos colocando em prática as ações previstas e com assinatura deste convênio, esperamos uma redução significativa dos índices de malária e a diminuição da procura pelas Unidades de Saúde”, avalia. 

Roberto Sobrinho, prefeito de Porto Velho, conta que além dessa melhoria no atendimento de saúde, outros benefícios estão por vir. “O aumento populacional de Jacy, que é a região mais afetada pelas obras das usinas, está levando a prefeitura a olhar com carinho para aquela comunidade. Atualmente várias obras estão em andamento no distrito e nos próximos dias, vamos anunciar mais benefícios para os moradores, com a assinatura de um protocolo de intenções para a aplicação de recursos de compensação ambiental da hidrelétrica Jirau”, revela Sobrinho. 

Área de Influência

O município de Porto Velho está dividido em nove regiões para facilitar as ações de acompanhamento dos indicadores epidemiológicos e organização das operações de controle das doenças endêmicas. As ações previstas no Projeto Básico Ambiental (PBA) da UHE Jirau para o controle da malária são desenvolvidas na quarta, sexta e sétima regiões, referentes à Nova Califórnia, Extrema, Fortaleza do Abunã, Abunã, Garimpo São Lourenço, Mutum-Paraná, Palmeiral, União Bandeirantes e suas respectivas linhas, travessões e ramais.

Fonte: Comunica

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Na manhã de hoje, em comemoração ao Dia da Árvore, foi inaugurado um bosque na Hidrelétrica Santo Antônio. A área de mais de dois hectares, o equivale

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto