Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

UHE Santo Antônio entra em operação comercial


Usina é uma das primeiras grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a entrar em operação

Porto Velho, 30 de março de 2012 - A Usina Hidrelétrica Santo Antônio, que está sendo construída no rio Madeira, em Porto Velho (RO), deu início à geração comercial de energia hoje, 30 de março, com a entrada em operação de duas turbinas do tipo Bulbo que estão conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A autorização para início da geração comercial se deu hoje, com a publicação no Diário Oficial do Despacho nº 1064 da Agência Nacional de Energia Elétrica.

Instalada na Casa de Força 1, na Margem Direita do rio Madeira, cada turbina tem capacidade para gerar até 71,6 Megawatts, energia suficiente para atender cerca de 350 mil residências.

“O início da operação comercial da usina Santo Antônio acontece nove meses antes do cronograma previsto no edital, em um tempo recorde, e reforça o nosso compromisso de ampliar a oferta de energia de fonte renovável a serviço do desenvolvimento do país”, destaca Eduardo de Melo Pinto, presidente da Santo Antônio Energia, empresa responsável pela implantação e operação da usina.

Ele ressalta que até o final de 2012 a usina terá 12 turbinas em geração comercial e, a partir de janeiro de 2016, com todas as turbinas em operação, a usina irá gerar energia equivalente para abastecer mais de 40 milhões de pessoas em todo o País.

Nesta primeira fase, a energia será transmitida por meio de uma Subestação Provisória que garantirá a conexão da usina ao Sistema Elétrico Regional e, por consequência, ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

A UHE Santo Antônio representa um investimento de R$ 16 bilhões, dos quais R$ 1,4 bilhão é direcionado para ações socioambientais com o propósito de diminuir impactos decorrentes do empreendimento.

A Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela construção e operação da usina hidrelétrica Santo Antônio por 35 anos, é a segunda maior empresa privada do setor elétrico no País. Hoje, sua composição acionária conta com Eletrobras Furnas (39%), Odebrecht Energia (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%).

Fonte: José Carlos Sá
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)