Quinta-feira, 31 de março de 2011 - 21h35
A Usina Hidrelétrica Rondon II entrou em operação nesta manhã de 31 de março de 2011, acessando a Subestação de Pimenta Bueno da Eletrobras Distribuição Rondônia, interligando-se ao SIN - Sistema Interligado Nacional.
Em junho de 1993, foi celebrado o Contrato de Concessão nº 006/93 entre a empresa Eletrogóes S.A. e a União, o qual regulava a concessão para exploração do aproveitamento de energia hidráulica nas proximidades da antiga Vila Barão de Melgaço, no Rio Comemoração, município de Pimenta Bueno.
Durante sua construção, a UHE Rondon II ofereceu mais de 800 empregos diretos, aquecendo a economia da região. Iniciando suas atividades, a usina certamente motivará a expansão das empresas existentes no município e atrairá novas indústrias que procuram um lugar seguro para investir, gerando oportunidades de negócios e empregos.
A Eletrobras Distribuição Rondônia será responsável pela compra e distribuição de toda a energia produzida pela UHE Rondon II. Ao entrar em operação comercial, a primeira máquina já terá capacidade nominal de 24.500 KW, proporcionando uma energia bastante confiável à região de Pimenta Bueno, que passará a ser exportadora de energia para o estado de Rondônia e também para o país. A potência final de Rondon II será de 73.500 KW.
Fonte: Marcal Pedroso
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A