Segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011 - 13h35

A Usina Hidrelétrica Jirau atingiu em dezembro de 2010 a marca de 120 mil m³ de concreto realizado. Essa quantidade de concreto é suficiente para a construção de um estádio e meio do tamanho do Maracanã e foram necessárias 22 mil viagens de caminhões tipo betoneira, que enfileirados compreende uma distância aproximada de 130 km.
O número alcançado é resultado do ritmo acelerado da obras civis, sob responsabilidade da construtora Camargo Corrêa e fiscalizadas pela Leme Engenharia. A UHE Jirau está prevista para funcionar a plena capacidade em junho de 2014, data que já terão sido empregados 2,7 milhões de m³ de concreto.
“Estamos trabalhando em ritmo acelerado, atendendo às normas técnicas de segurança exigida, para garantirmos o desenvolvimento econômico e energético do Brasil. O vertedouro da margem direita deve ficar pronto em junho de 2011, quando desviaremos o curso do rio Madeira”, explica José Antônio Zanotti, gerente executivo da obra.
O vertedouro é constituído de 18 vãos e 19 pilares. Para a construção de cada pilar são necessários 8 mil metros cúbicos de concreto e de 60 dias para a sua realização. “O vertedouro quando pronto terá a capacidade de absorver uma vazão de 82 mil m³ de água por segundo, quantidade suficiente para encher 33 piscinas olímpicas por segundo”, enfatiza Zanotti.
A Usina Hidrelétrica Jirau é um empreendimento da Energia Sustentável do Brasil. Atualmente, 20 mil profissionais estão no canteiro de obras. Localizada a 130 km de Porto Velho, capital de Rondônia, a usina de 3.700 MW iniciará a geração comercial de energia em 2012. A plena capacidade, irá gerar eletricidade suficiente para abastecer 10 milhões de residências.
![]() |
Fonte: Comunica
Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A
Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)