Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

UHE Jirau inicia concretagem no ano em que obteve a Licença de Instalação


A Usina Hidrelétrica Jirau iniciou nesta quinta-feira (17), a primeira concretagem do vertedouro, a estrutura responsável pelo escoamento da água nos períodos de cheia do rio. 

Considerada a maior obra civil em execução no Brasil e uma das principais e mais importantes etapas de uma usina hidrelétrica, a concretagem de Jirau impressiona tanto pela sua grandeza quanto pela rapidez de sua implementação, apenas seis meses após a obtenção da Licença de Instalação (LI), concedida pelo Ibama. 

Durante todo o período da concretagem - dezembro deste ano até o final de 2011 - serão utilizados 120.000 toneladas de aço, 700.000 toneladas de cimento para a confecção de 2.250.000 m³ de concreto. O ápice desta obra deve acontecer no segundo semestre de 2010. 

Para acelerar ainda mais os trabalhos, a Energia Sustentável do Brasil, concessionária responsável pela execução e operação de Jirau, construiu duas grandes centrais de britagem e concreto, uma em cada margem. A da margem direita já está em operação e produz 500 m³/hora de concreto. 

Victor Paranhos, diretor presidente da Empresa, comemora o ritmo acelerado das obras e afirma que o início da concretagem do vertedouro é um marco positivo que encerra o primeiro semestre de construção da usina de maneira especial. 

“Estamos chegando ao final de um ano com a sensação de dever cumprido. Atualmente o avanço físico das obras já representa 15% do projeto e nossas expectativas estão voltadas para antecipar a geração da primeira unidade para o início de 2012, conforme nosso compromisso com o Governo”, revelou o presidente. 

O vertedouro da UHE Jirau contará com 18 vãos que permitirá vazão da cheia decamilenar (é a maior vazão prevista para acontecer a cada 10.000 anos). A previsão é de que a concretagem siga em ritmo acelerado de forma a permitir o desvio do rio pelos vãos rebaixados do vertedouro em junho de 2011, possibilitando a construção da barragem principal e o início da geração de energia no início de 2012. 

De acordo com o diretor de Engenharia, José Maciel Paiva, 2010 será um ano basicamente de concretagem. 

“Teremos a continuação dos trabalhos no vertedouro e o início da concretagem na margem esquerda, após o término das escavações na casa de força I e II que devem ser concluídas em março”, detalhou Maciel.
Momento atual da obra 

A terceira ensecadeira da obra foi concluída em outubro, o que permitirá as escavações dos canais de fuga e de restituição. 

Hoje cerca de 750 equipamentos de grande porte operam em Jirau – 500 com atuação voltada somente para os serviços de terraplanagem. Esse número representa a maior frota concentrada de equipamentos de grande porte no país. 

Atualmente, 40% de toda a mão de obra necessária para a conclusão da Usina já está contratada, somente na construção civil há 7.800 trabalhadores, 60% do estado de Rondônia, sendo 20% mulheres. 

A expectativa da Construtora Camargo Corrêa é de que no pico da obra – entre julho de 2010 e julho de 2011 – haja aproximadamente 18 mil colaboradores atuando na implantação da Usina.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)