Porto Velho (RO) quarta-feira, 19 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Transferência do controle de Jirau para a Tractebel fica para 2014


Depois de ter o cronograma de operação alterado para o segundo trimestre de 2013 (antes era janeiro/13), a hidrelétrica de Jirau, que está em fase final de construção no rio Madeira, em Rondônia, também não será transferida para a Tractebel neste ano pela GDF Suez, atual controladora do empreendimento.
 

Havia uma grande expectativa do mercado que a GDF Suez faria essa transferência ainda neste ano, mas segundo presidente da Tractebel Energia, Manoel Zaroni Torres, "o close dessa operação não será em 2013".
 

"A transferência de Jirau é uma questão complexa, demandará um esforço grande das partes relacionadas. Pode ser que os trâmites se iniciem nesse ano, mas o close dessa operação não será em 2013", disse nesta sexta-feira (08/02), após teleconferência com analistas de mercado. "Podem esperar que continuaremos pagando um pay out elevado até o fim do ano", completou Torres, se referindo ao pagamento de dividendo aos acionistas.
 

Outra novidade sobre Jirau - que terá 3.750MW de potência - é a previsão de obtenção de receita com a venda de créditos de carbono. Segundo gerente de relações com o Mercado da GDF SUEZ Energy Latin America, Elio Wolff, o governo brasileiro já aprovou a venda de créditos de carbono pelo empreendimento. Agora, a GDF aguarda apenas o aval da Organização das Nações Unidas (ONU).
 

"Esperemos reduzir 6 milhões de toneladas de gás carbono equivalente e começar a obter essa receita em 2014", disse Wolff.

Fonte: Wagner Freire / Jornal da Energia

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, mantém uma agenda de visitas institucionais que inclui os pr

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Estudantes de engenharia visitam UHE Jirau

Universitários conheceram algumas estruturas do empreendimento

Obras do Linhão de Machadinho e Buritis serão licitadas em Outubro

Obras do Linhão de Machadinho e Buritis serão licitadas em Outubro

Com o objetivo de conectar as cidades abastecidas de energia elétrica por usinas térmicas ao Sistema Interligado Nacional, a Eletrobras Distribuição R

Linhão vai interligar o Amazonas com as usinas de Rondônia e Pará

Linhão vai interligar o Amazonas com as usinas de Rondônia e Pará

As interligações previstas são as seguintes: a da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, com Parintins; a das usinas de Jirau e Santo Antônio, em Ron