Segunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Técnicos brasileiros vão à Venezuela ajudar a resolver problemas de geração energia


Em busca de saídas para solucionar a crise energética na Venezuela, técnicos enviados pelo presidente Hugo Chávez passaram os últimos dias reunidos em Brasília, de acordo com informações de especialistas à Agência Brasil. O objetivo é resolver as dificuldades de geração de energia na Barragem de Guri, a maior daquele país. Quando atinge 240 metros, a usina passa a ter problemas para gerar energia. Peritos da Eletrobrás devem seguir para a Venezuela ainda este mês.

Os brasileiros vão repassar os conhecimentos obtidos por meio da experiência ocorrida no Pará, na Usina de Tucuruí. No passado, a usina foi alvo de dificuldades semelhantes às que ocorrem na Venezuela, por isso os técnicos da Eletrobrás têm experiência para lidar com a falha.

A participação dos especialistas brasileiros tem a coordenação dos ministérios de Minas e Energia e das Relações Exteriores. O chefe do Departamento da América do Sul 2 do Itamaraty, ministro Clemente de Lima Baena Soares, cuida das questões políticas, administrativas e legais para a parceria entre o Brasil e a Venezuela.

No final do mês passado, os presidentes Chávez e Luiz Inácio Lula da Silva definiram a parceria. Inicialmente, foram enviados para analisar a situação o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, e o assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia.

Na reunião, Zimmermann e Garcia trataram também da questão do risco de prejuízos para parte do estado de Roraima em decorrência do racionamento de energia na Venezuela, uma vez que a região é abastecida pelo país vizinho.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a promessa da Venezuela é de que o corte para Roraima será de no máximo 20 megawatts por mês até março. De acordo com autoridades, o problema no lado brasileiro está sendo solucionado a partir da contratação de energia de produtores independentes.

As dificuldades em relação ao abastecimento de energia na Venezuela foram agravadas no final do ano passado com a redução dos níveis da água na Barragem Guri, onde fica o complexo hidrelétrico que produz 70% da eletricidade do país. A preocupação maior é que os níveis de água da barragem têm diminuído, em média, 11 centímetros por dia.

No fim do ano passado, Chávez chegou a ir à televisão e pediu que os venezuelanos evitassem longos banhos, assim como não utilizassem banheiras. Bem-humorado, ele afirmou ainda que o ideal era não cantar durante o banho, porque isso prolongaria o tempo de uso de água. 

Mariana Jungmann e Renata Giraldi / Agência Brasil

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Segunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)