Quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 - 16h29
O Tribunal de Contas da União (TCU) liberou hoje (3) o leilão para contratação de energia da Usina de Belo Monte, no Rio Xingu, desde que sejam cumpridas uma série de exigências feitas pelo tribunal.
O ministro José Múcio disse que o preço da energia, proposto pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), não foi alterado. O valor é de R$ 68 o megawatt/hora.
Ainda segundo ele, o tribunal estabeleceu metodologias que deverão ser usadas para que se possa chegar a esse preço.
O ministro José Jorge explicou que, depois de cumpridas as exigências, a EPE deverá submeter o edital mais uma vez ao tribunal para que seja constatado se as recomendações foram cumpridas.
A Usina de Belo Monte será instalada no Rio Xingu. O empreendimento faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e terá uma potência instalada de 11,2 mil megawatts. A entrega da energia está prevista para 2014.
Jorge Wamburg / Agência Brasil
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A