Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Taxa de religação poderá ser proibida


 

Os consumidores de energia elétrica fornecida pelas Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron) que se atrasarem para pagar a conta e tiverem o fornecimento suspenso poderão ficar livres da chamada taxa de religação. Pelo menos é o que pretende o Projeto de Lei 564, de autoria do deputado estadual Wilber Coimbra (PSB). O projeto prevê também que, após o pagamento da fatura referente ao débito que originou o corte, a estatal deverá reestabelecer o serviço em um prazo máximo de 24 horas, sem qualquer ônus ao consumidor.

Para o autor do projeto, a taxa é abusiva. Ele lembra que "já houve sobre esse tema apreciação judicial no estado do Mato Grosso, que julgou abusiva essa taxa e proibiu a cobrança naquele Estado. O Ministério Público de São Paulo tem o mesmo entendimento e já tramitam diversas ações para extinguir essa cobrança", salientou Wilber Coimbra.

No entendimento do parlamentar, não é justo cobrar a taxa, já que o consumidor "passa pela humilhação de ficar no escuro. Se ele atrasou o pagamento é porque estava sem dinheiro. Quando consegue quitar o débito ainda precisa pagar uma taxa? Não é justo. Por isso acredito que extinguindo-se a causa da suspensão, impõe-se de imediato o restabelecimento dos serviços. Agora, se a suspensão se deu em função de ato ilícito do consumidor, aí sim, acredito que a empresa fornecedora tem todo o direito de cobrar essa religação", argumenta.

Energia e Meio Ambiente, com informações da Assessoria da Assembléia
Legislativa de Rondônia

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, mantém uma agenda de visitas institucionais que inclui os pr