Sexta-feira, 25 de junho de 2010 - 15h08
Quando a seleção brasileira entrou em campo nesta sexta-feira, 25, em Durban, na África do Sul, para enfrentar os portugueses, no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau, a cerca de 130 km da Capital, milhares de torcedores estavam atentos a todos os lances. Fã incondicional da seleção canarinho, o operador de carreta Magno Rodrigues de Sousa, que não perde nenhum jogo do Brasil, suspendeu as atividades às 9h40 e se acomodou em frente ao televisor mais próximo para assistir e reforçar a torcida. “Tem que torcer. Eles estão lá representando a gente. A gente fica aqui torcendo, mas é como se estivesse em campo jogando também”, fala o profissional.
Mais de 14 mil profissionais que trabalham hoje na maior usina em construção no País estão assistindo aos jogos da Copa do Mundo 2010. Uma superestrutura foi montada, que compreende todo o canteiro. Distribuídos em cinco pontos estratégicos das margens direita e esquerda do rio Madeira, 70 televisores de 42” – LCD e plasma – levam entretenimento aos profissionais
Do total de aparelhos televisivos, 30 ficam na rodoviária, que é o maior ponto, com capacidade para seis mil pessoas. Os demais estão divididos entre quatro tendas que foram montadas, sendo duas na margem direita, com capacidade para cinco mil pessoas cada, e duas na margem esquerda do rio, comportando cada uma 2,5 mil pessoas. As tendas foram dispostas de forma que ficassem próximas aos alojamentos, refeitórios e pátios.
Para a técnica em saneamento Luciana Maria da Silva, que deixou a família do Refice-PE para trabalhar na construção da UHE Jirau, assistir aos jogos com os colegas de trabalho a faz esquecer um pouco a saudade de casa.“O pessoal aqui é muito animado. Eu gosto de futebol, mas até quem não gosta acaba entrando no clima”, cita.
O técnico em refrigeração Jasser Mercado Jimenz mora com a família em Porto Velho, mas prefere assistir aos jogos junto dos colegas de trabalho em Jirau. “Até quando eu poderia assistir em casa eu prefiro ficar aqui com o pessoal. Foi muito boa essa idéia de colocar as televisões aqui na obra pra que todos assistam juntos”, fala.
A estrutura com televisores e tendas está disponível desde o jogo de estréia do Brasil contra a Coréia do Sul, no último dia 15, e ficará montada até o fim da Copa, caso a seleção brasileira continue na competição. “Essa estrutura especial foi montada para os jogos do Brasil. Caso ele seja eliminado os profissionais vão poder continuar assistindo aos jogos nas áreas de lazer”, informa o supervisor administrativo da Camargo Corrêa, Roberto Paulino Barreiro.
Fonte:Comunica/Giceli Soupinski
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A