Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Suez, maior acionário de Jirau, analisa participação na UHE Belo Monte


Maior gerador privado de energia do país, com 7.490 megawatts (MW) de potência instalada e 4,4 mil MW em construção, o grupo GDF Suez está analisando o projeto de Belo Monte, a gigantesca hidrelétrica no rio Xingu que será licitada pelo governo. Mas não há qualquer decisão ainda sobre uma possível participação no projeto, que ainda não tem data para ser licitado. O grupo é acionário majoritário da Usina Hidrelétrica Jirau, no rio Madeira, em Porto Velho.

“Estamos fazendo estudos sobre o projeto (de Belo Monte). Para tomar uma decisão de investimentos dessa ordem é preciso saber quanto tempo demora para ser feito, quanto vai custar, com que equipamentos. A própria competição entre fornecedores de equipamentos e os construtores é um ponto importante porque sem isso fica difícil ter o produto final, que é um preço competitivo”, afirma o presidente da GDF Suez Energy Internacional, Dirk Beeuwsaert, frisando que isso não significa que o grupo não tem interesse, mas que é muito cedo para tomar decisões.

O presidente do grupo no Brasil, Mauricio Bähr, diz que algumas dúvidas ainda “afligem” investidores, entre elas o desconhecimento do projeto que será oferecido e se haverá energia direcionada, ou não, para os consumidores livres, que não precisam ter contrato com as distribuidoras podendo comprar diretamente dos geradores.

Possível problema

A questão tem relevância no momento em que Jirau tem 30% de sua energia destinada ao mercado livre ainda sem contrato de venda. E a usina Santo Antonio (do consórcio Odebrecht, Cemig, Furnas, Andrade Gutierrez e um fundo de investimentos) só vendeu a energia durante a fase de antecipação da obra, mesmo assim para a Cemig. A preocupação de Bähr é com uma superoferta, que resulte em redução dos preços.

“O mercado livre já é bastante assediado e existe a necessidade de alocação de energia de Santo Antonio e Jirau. Hoje nós faturamos e vendemos energia para o mercado livre e se houver mais energia para esse mercado, que tem um tamanho definido pelos grandes consumidores e não é tão grande assim, isso pode ser um problema”, explica Bähr.

Não por acaso, o acordo entre o Brasil e o Paraguai para venda de metade da energia da hidrelétrica Itaipu no mercado livre brasileiro é considerado “preocupante” pela GDF Suez. Bähr lembra que a base do modelo vigente no país considerava toda a energia de Itaipu (tanto a parte brasileira como a paraguaia vendida no país) destinada aos consumidores cativos da distribuidora. Por isso Bähr acha que o governo deveria considerar a possibilidade de destinar a energia dos paraguaios para o mercado cativo e não o livre.

Jornal Valor Econômico/Rio de Janeiro

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)