Porto Velho (RO) quinta-feira, 13 de dezembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

SISTEMA DE TRANSPOSIÇÃO DE PEIXES DA USINA JIRAU É REFERÊNCIA PARA USINA MATO-GROSSENSE


Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência           - Gente de Opinião

Uma equipe de técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) do Estado do Mato Grosso esteve na Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau com o objetivo de conhecer os Sistemas de Transposição de Peixes (STP) visando fundamentar a análise do órgão sobre o assunto e possibilitar a emissão de parecer técnico ambiental da Secretaria para a Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, que está em construção no Estado do Mato Grosso. A visita técnica também contou com a presença de representantes da Eletrobrás Chesf, acionista da hidrelétrica mato-grossense.

Durante a visita técnica, eles conheceram sobre Jirau e a estrutura do empreendimento, como a Sala de Controle e a Casa de Força da Margem Direita, além do STP 1, modelo parecido com o que será instalado na UHE Sinop. O STP da UHE Jirau, implantado em 2012, foi projetado pelos melhores especialistas no assunto.

A bióloga da SEMA, Edilaine Regina de Mattos Theodoro, conta que este modelo de STP será implantado pela primeira vez no Mato Grosso e que por isso solicitaram a visita à UHE Jirau. “A visita foi melhor que o esperado, porque além do Sistema de Transposição de Peixes, nós conhecemos os programas ambientais executados pela UHE Jirau e vimos que temos algumas dúvidas que Jirau já pode esclarecer”, fala a bióloga.

Para a Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da UHE Jirau, servir como referência é um orgulho. “A UHE Jirau está sempre à disposição dos órgãos ambientais e de outros empreendimentos que queiram conhecer o nosso Sistema de Transposição de Peixes”, fala o Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da ESBR, Veríssimo Neto.

A UHE Jirau possui dois sistemas de STP. Em ambos, os peixes são capturados, medidos e devolvidos ao rio Madeira, à montante ou à jusante de acordo com a espécie. “Nós estamos concluindo o segundo ano do ciclo de protocolo experimental exigido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, órgão licenciador da UHE Jirau, e o próprio protocolo está mostrando a eficiência do nosso Sistema. Em Jirau, já fizemos a transposição de quase um milhão de espécimes de peixes”, conclui Veríssimo.

Galeria de Imagens

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A