Quinta-feira, 2 de julho de 2009 - 10h50
Os agentes Ceron, Eletroacre, Termonorte e Eletrogoes - pertencentes ao sistema Acre-Rondônia, estão em processo de adesão à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) em virtude da interligação do sistema isolado ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Eles deverão contar com um regime diferenciado, que facilite sua inserção nos processos de contabilização e liquidação da Câmara. A definição ocorreu em junho, durante duas reuniões realizadas na sede do Ministério de Minas e Energia (MME). Agora em julho, a Aneel deverá apresentar uma proposta para este regime de transição.
Parte das pautas de discussão, o status da obra de interligação também foi apresentado e a previsão é de que a linha Vilhena (RO) e Jauru (MT) seja energizada ainda em julho. As reuniões de acompanhamento do processo de interligação do sistema Acre-Rondônia ao SIN ocorrem desde novembro de 2008, com a participação da CCEE, Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e MME. O objetivo é solucionar as dúvidas e apoiar os novos agentes na operacionalização da interligação. Os pontos de maior atenção até o momento foram os registros dos contratos de compra e venda de energia e a instalação dos Sistemas de Medição para Faturamento (SMF).
Desativação das termoelétricas
A integração do sistema Acre-Rondônia tornará possível a desativação gradual do parque termoelétrico – formado basicamente por térmicas movidas a óleo - que atualmente fornece energia para a região Norte. O desligamento do parque representará uma economia para o SIN de aproximadamente R$ 2 bilhões por ano com a redução da Conta de Consumo de Combustíveis Fósseis (CCC), que subsidia a produção desta energia. A CCC é um encargo cobrado na conta de luz de todos os consumidores brasileiros para subsidiar o óleo usado nas usinas termelétricas da região Norte.
Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE)
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A