Terça-feira, 23 de março de 2010 - 11h17
O Dia Meteorológico Mundial, 23 de março, será comemorado este ano em Rondônia através de evento promovido pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), nesta terça-feira (23).
Parceiros dos órgãos, estudantes e demais interessados em Meteorologia estão convidados a participar das palestras ministradas pelos meteorologistas dos dois órgãos. Fabio Adriano Saraiva, da Sedam, abordará o tema “Meteorologia como ferramenta de gestão econômica no estado de Rondônia” e José Carvalho, do Sipam, discorrerá sobre “Aquecimento global e mudanças climáticas”. Após as apresentações está prevista uma visita às instalações da meteorologia do Sipam e demonstrações práticas.
A programação terá início às 14h30 e faz parte das comemorações da Semana da Água no estado. A participação é gratuita e será certificada.
Data celebra importância da Meteorologia
O Dia Meteorológico Mundial é celebrado todos os anos pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), pelos seus 187 países membros e por toda a comunidade meteorológica. Este ano o tema da OMM para o dia são os “60 anos a serviço de sua segurança e bem-estar”, alusivo à data em que a Organização foi criada (1950) e à importância da Meteorologia na vida de todos os cidadãos.
A pesquisa científica da atmosfera e as aplicações que dela decorrem definem o universo e a abrangência da Meteorologia, ciência presente no dia-a-dia da sociedade sobretudo através das previsões do tempo. Tais prognósticos são essenciais para uma vasta gama de atividades humanas e para o entendimento das transformações rápidas do ambiente.
Fonte: A/I SEDAM
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A