Segunda-feira, 27 de dezembro de 2010 - 18h05
Formandas das cinco primeiras turmas dos cursos de Bombeiro Hidráulico, Eletricista Predial, Pintor de Obras e Saúde e Segurança no Trabalhado, de Porto Velho, e Eletricista Instalador Predial, do município de Jaci – Paraná, receberam certificados, na tarde desta segunda-feira, 27 de dezembro, durante solenidade realizada no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO).
Os cursos, que integram o projeto Produção e Beleza “A arte de fazer bem feito”, parceria SENAI e Santo Antonio Energia S/A com o objetivo de desenvolver ações de qualificação profissional para mulheres para atuarem no mercado de trabalho do segmento da Construção Civil. O projeto – que integra o Programa de Ações Inclusivas do SENAI - PSAI – visa suprir uma parte das demandas com ofertas de emprego, com ênfase na estimativa de postos de trabalho diretos e indiretos oferecidos pelas empresas e instituições no setor da construção civil e Segurança no Trabalho. No total foram certificadas 97 novas profissionais, sendo que a meta é capacitar 400 mulheres.
Durante a solenidade, o superintendente Gilberto Baptista, representou o presidente da FIERO, Denis Baú. Gilberto lembrou que o presidente é um entusiasta da iniciativa e ressaltou a importância o pioneirismo da Santo Antonio Energia, que em parceria com o SENAI está empenhado em qualificar mão de obra feminina para atuar na Construção Civil.
A diretora de Operações, Adir Oliveira falou em nome do diretor regional do SENAI, Vivaldo Matos Filho, que o projeto é inovador e vitorioso destinado às mulheres, que a cada dia mostram que sua competência resultando no compromisso de trabalhar ao prol do desenvolvimento do Estado de Rondônia. Adir parabenizou as formandas pelo empenho e dedicação. “A mulher pode e deve brilhar, pois tem capacidade para muito mais. Isto é apenas o começo. Todas vão aprender muito mais no dia a dia. Vocês têm a chance de estudar e de crescer”.
O gerente de Sustentabilidade da Santo Antonio Energia, Ricardo Marcio Martins, falou da satisfação em ver as primeiras turmas recebendo os respectivos certificados. Ele explicou que “o compromisso com o social vem de longe e que parcerias como esta – com o SENAI, não podem ser postas de lado, pois deu certo em todos os sentidos”. Referindo-se as formandas, Ricardo falou que as mulheres ali presentes são movidas a desafios e chegar nesta etapa teria sido apenas mais um entre muitos que viriam.
Presentes ainda a engenheira civil da Santo Antonio Energia, Ana Paula Azzi, a coordenadora da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Mara Regina Araújo – que falou da importância do SENAI e das mulheres para o crescimento do Estado -, a articuladora do PSAI em Rondônia, Maria Batista, que na ocasião, representou a diretora da Escola SENAI Marechal Rondon, Elsa Ronsoni, assim como colaboradores, técnicos e professores da escola também prestigiaram o evento.
Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI)
O PSAI é um Programa desenvolvido com sucesso pelo SENAI Nacional e realizado pelas Regionais desde 1999 e estabelece amplo atendimento à educação profissional nas unidades operacionais dos seus 27 Departamentos Regionais. ,Em Rondônia a Interlocução está sobre a responsabilidade da colaboradora Maria Batista.
O PSAI tem como objetivo incluir nos cursos do SENAI, pessoas com deficiência, expandir o atendimento a negros e índios, oportunizar acesso das mulheres aos cursos estigmatizados para homens e vice-versa, bem como, re-qualificar na educação profissional pessoas acima de 45 anos e idosos. O Programa está subdividido em duas vertentes de atendimento: Vertente PcD (Pessoas com Deficiência); e a Vertente REGI – Raça; Etnia; Gênero e Idosos.
Fonte: Fiero
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A