Sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 - 14h09
Esta semana em Brasília, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) garantiu junto à Casa Civil, a inclusão da construção da Usina Tabajara, em Machadinho do Oeste, no Programa Aceleração do Crescimento (PAC) – etapa 2, a ser lançada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silvba, em março próximo. O senador protocolou oficio a ministra Dilma Roussef, relatando a importância da construção dessa hidrelétrica para o município e o estado de Rondônia.
Ele também manteve duas audiências consideradas chaves para a execução da obra: a primeira com o presidente do Instituto Chico Mendes, Rômulo José Fernandes, quando solicitou uma revisão dos estudos visando à concessão da licença ambiental. Neste caso, o presidente do Instituto assegurou ao senador ampliar o Parque Nacional dos Campos Amazônicos para o lado amazônico, retirando uma área de 8 quilômetros quadrados que estava obstruindo a construção da hidrelétrica.”O presidente do Instituto concordou em retirar essa área pequena que estava afetando a construção da usina”, disse o senador ao destacar que o licenciamento ambiental está mais próximo.
A outra audiência foi com o ministro Edson Lobão e o secretário-executivo, Márcio Zimmerman, quando o senador pediu o apoio ao pleito da hidrelétrica Tabajara, a partir do aproveitamento do rio Ji-Paraná, na região da Cachoeira 2 de novembro, e que terá a capacidade de 350 MW.
O senador informou que a proximidade da licença ambiental e a inclusão da obra no PAC/2 se constituem em uma boa notícia para o estado de Rondônia e, certamente, para todo o Brasil, notícia essa que vem somar-se aos desdobramentos positivos que viabilizaram a construção dos mega-empreendimentos hidrelétricos de Santo Antônio e de Jirau, no rio Madeira, ambos em plena andamento.
Ele lembrou também que tem trabalhado pelas implantação de várias usinas no estado, a exemplo da usina de Primavera, beneficiando as cidades de Primavera e Pimenta Bueno; a Rondon II, também, em Pimenta, que está prestes a ser inaugurada. “Quando governador viabilizei a construção de mais duas usinas de pequeno porte: uma de 3 MW e a outra de 10MW, na localidade Ávila, próximo a Vilhena,” informou o senador.
Acrescentou que tem apoiado os empreendimentos na área de energia elétrica visando o desenvolvimento do estado. “O tripé Energia/Comunicação e Transportes, além das áreas de saúde, educação e agricultura integram a minha bandeira de luta, no Senado Federal”, finalizou Raupp.
Fonte: Ribamar Rodrigues .
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A