Quarta-feira, 6 de abril de 2011 - 19h28
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) repudiou, no plenário do Senado, a manifestação da Organização dos Estados Americanos (OEA) em que pede a suspensão das obras da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.
O senador considerou preocupante, ‘precipitada e injustificada’ a manifestação da OEA, pois todas as exigências feitas pela entidade internacional já foram atendidas junto às comunidades indígenas da região. Essa afirmação pode ser confirmada, segundo Acir, em nota e relatório divulgados no site da Fundação Nacional do Índio (Funai).
Gurgacz afirmou que as informações sobre o projeto foram prestadas aos povos indígenas em reuniões nas aldeias e em quatro audiências públicas nas cidades de Brasil Novo, Vitória do Xingu, Altamira e Belém. As audiências contaram com a participação de 8 mil pessoas, dentre as quais 200 eram representantes indígenas.
Segundo o relatório da FUNAI, em todas as terras indígenas foram feitas consultas junto às comunidades indígenas, com mais de 30 reuniões nas aldeias, documentadas em áudio e vídeo, usando intérpretes. Além disso, várias reivindicações foram atendidas e medidas mitigadoras adotadas, como a não inundação de Terras Indígenas, causando, portanto, menores impactos nas aldeias e comunidades.
Em seu pronunciamento, Acir Gurgacz acusou a OEA de "tentativa de ingerência" na política interna brasileira. Para ele, a organização deveria ter se preocupado em apurar melhor as informações antes de fazer recomendações ao Brasil.
O senador disse não estranhar que a solicitação da OEA surja semanas depois da visita de dois grandes astros da mídia hollywoodiana ao Brasil, sendo um deles o diretor James Cameron, e o outro o popular ator e político Arnold Schwarzenegger. Os dois estiveram no segundo Fórum de Sustentabilidade de Manaus defendendo a interrupção do processo da Usina de Belo Monte.
“O Brasil tem dono. Não podemos ser tratados como se fôssemos um cenário de Hollywood. É muito fácil para esses senhores virem ao Brasil dizer para desistirmos de Belo Monte, mas não serão eles que resolverão nosso problema energético. Fazer demagogia com o meio ambiente brasileiro é fácil”, disse Acir Gurgacz.
Fonte: Ascom do senador Acir Gurgacz
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A