Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Seminário discute tratamento de lixo em Jaci Paraná


 
A destinação, coleta e a reciclagem do lixo de Jaci Paraná foram discutidas no I Seminário Reciclar, realizado no distrito na última semana de novembro. A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), por meio do Programa de Educação Ambiental, reuniu professores, lideranças, Administração Distrital, representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (EMATER-RO), de associações, da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (SEMUSB) e da empresa Marquise, responsável pela coleta. Durante o seminário foram propostas diversas ações de sensibilização e envolvimento da comunidade, quanto ao gerenciamento dos vários tipos de resíduos gerados nas escolas, comércios e empresas.


Dentre as propostas encaminhadas no seminário, está a de construção de um Viveiro Escola para produção de mudas de essências florestais, frutíferas e ornamentais, visando à sensibilização da comunidade escolar para transformação do lixo orgânico em adubo. Essas mudas serão destinadas ao enriquecimento paisagístico das escolas, pomar e plantios em áreas de interesse. Outra proposta discutida no seminário foi o desenvolvimento do projeto “Adote uma Rua”. Este projeto visa envolver a população na conservação das ruas, com o gerenciamento adequado dos resíduos.


Ainda neste mês de dezembro deverá ocorrer uma reunião envolvendo a ESBR e o Grupo de Trabalho encarregado por coordenar as atividades, com o objetivo de discutir e detalhar as ações, estabelecendo as respectivas responsabilidades entre os parceiros. A coordenadora de Socioeconomia da ESBR, Cirlene Furini, disse que no primeiro momento serão consolidadas as parcerias e o cronograma de ações a serem realizadas. “Os trabalhos estão sendo discutidos e no próximo ano, iremos atuar de forma conjunta, nas atividades propostas, com procedimentos necessários ao tratamento adequado de redução, separação, reciclagem e disposição dos resíduos”, resumiu.


De acordo com o presidente da Associação Rural Caldeira Bom Futuro, Jersié Vieira Lima, a reunião foi importante para definir atuações de preservação do meio ambiente. “Nossa associação já realiza um trabalho de limpeza e coleta de lixo, mas essa reunião é interessante para unir os parceiros e conduzirmos um trabalho maior no distrito”, disse.
 

O administrador distrital Nilton Barbosa também aprovou o seminário e apoiou a iniciativa. “O lixo é um problema em Jaci. É preciso de trabalhos como este para ajudar a população a mudar o hábito e trabalhar o lixo em todas as circunstâncias”, afirmou.

 Fonte: Comunica


 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A