Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Semas recebe recurso para investir em Jacy-Paraná


Ações culturais e sócio-educativas serão aplicadas às crianças de zero a seis anos do Projeto Infância Ideal 

A Prefeitura do Município de Porto Velho recebeu na manhã de hoje, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), um recurso no valor de R$ 65 mil do Instituto Camargo Corrêa para ser aplicado na implementação de ações sócio-educativas e culturais de crianças de zero a seis anos que participam do Projeto Infância Ideal no distrito de Jacy-Paraná. A verba será aplicada nas ações exclusivamente no distrito por ser a região mais afetada pelas obras de construção da usina hidrelétrica de Jirau. O recurso abrirá possibilidades para a secretaria poder trabalhar junto ao público infantil com ações preventivas no âmbito das políticas públicas. 

Conforme a secretária adjunta da Semas, Edna Vasconcelos a secretaria é responsável pelas políticas municipais de assistência social. Para ela a parceria da prefeitura com o Instituto vem de encontro com as prioridades dos programas sociais, que é atender às crianças, adolescentes, idosos e as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social. “Esse repasse irá viabilizar e fortalecer as ações que já vem sendo desenvolvidas pela prefeitura e iremos trabalhar de acordo com as necessidades das famílias do distrito de Jacy-Paraná, investindo no âmbito da proteção social básica que atua com medidas de prevenção”, enfatizou Edna. 

Para o gerente executivo da Camargo Corrêa, Luiz Américo Rogo o mais importante é a aplicação correta do recurso no entorno do empreendimento focada na criança e adolescente para que o fruto seja a reeducação dessas pessoas. “Esse é o início de uma parceria que com certeza irá durar durante o tempo que estivermos executando o projeto”, aponta Luiz. 

Ele conta que a empresa em todos seus empreendimentos destacam a preocupação social, as ações fazem parte da responsabilidade da Camargo Corrêa. Os projetos desenvolvidos pela empresa são de longa data e são trabalhados em todas as frentes de empreendimento. 

Projeto Infância Ideal 

O projeto é coordenado pelo Comitê de Desenvolvimento Comunitário (CDC) que traz representantes de várias frentes municipais, ONGs, sociedade civil, poder público e líder comunitários, toda a elaboração do mesmo foi discutida em conjunto com a comunidade. Trabalha com dois focos sendo o primeiro que trata da primeira infância e o segundo sobre a exploração sexual infantil. As primeiras ações já começaram a ser desenvolvidas no distrito tratando sobre o segundo foco. A atividade entrou nas escolas e movimentou toda a comunidade local para debater e apontar saídas para essa área de conflito.

Fonte: Claudinete Miranda

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)