Terça-feira, 15 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Sedam faz plantio de mudas para recuperar mata ciliar em Parque de Exposições


 
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam –, realizou durante o Latino Americano de Motocross, que aconteceu nos dias 5 e 6, no parque de exposições Hermínio Victorelli em Ji-Paraná, atividades voltadas a conscientização e sensibilização ambiental. 

Na ocasião a Sedam coordenou o plantio de 16 mudas de duas essências: pata-de-vaca (Bauhinia Forficata) e seringueira (Hevea brasiliensis). As mudas foram plantadas pelas autoridades presentes no entorno do lago existente em uma área próxima a pista da prova, como forma de neutralizar uma pequena quantidade de gases emitida no local e que contribuem para o Efeito Estufa, seja pela queima de combustíveis fósseis, ou pelo uso dos recursos naturais como água e energia, gerando um déficit ambiental. 

Visando minimizar o impacto ambiental, a Sedam, através do Programa de Recuperação de Mata Ciliar, elaborou um projeto de neutralização de carbono específico para o local. Hoje plantamos 16 mudas, até o final no ano, serão plantadas mais 84 árvores, diz o secretário da Sedam Cletho Muniz de Brito. 

Essa ação, de acordo com o secretário, faz parte das atividades do Programa de Recuperação de Mata Ciliar do Estado, com o intuito de promover a preservação, conservação e recuperação das matas ciliares dos rios existentes no Estado. 

Brito destacou a importância das atividades de educação ambiental (EA) que estavam sendo realizadas durante o evento, enfatizando que a EA é um instrumento essencial para conscientizar e sensibilizar quanto à importante do ambiente natural. “Estamos distribuindo material informativo sobre os perigos causados pelas queimadas urbanas e rurais; conscientizando quanto ao destino correto do lixo, pois num evento desse porte, a geração de lixo é muito grande e se não soubermos o que fazer com esse resíduo, o resultado é desastroso”, diz o secretário. 

Nos dois dias do evento, os visitantes do Parque de Exposições puderam conhecer de perto os trabalhos que estão sendo feito pela Sedam, que tem como resultado a diminuição de 80% dos focos de calor em Rondônia, além de participarem de uma oficina de reaproveitamento dos resíduos da madeira para fabricação de mandalas e quadros decorativos. Durante o evento, a Sedam teve a parceria do Grupo de Educadores Ambientais Voluntários de Ji-Paraná e da empresária Valéria Totti que cedeu os móveis ecologicamente corretos para a decoração do estande. 

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 15 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Terça-feira, 15 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)