Quarta-feira, 9 de setembro de 2009 - 17h31
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam –, realizou durante o Latino Americano de Motocross, que aconteceu nos dias 5 e 6, no parque de exposições Hermínio Victorelli em Ji-Paraná, atividades voltadas a conscientização e sensibilização ambiental.
Na ocasião a Sedam coordenou o plantio de 16 mudas de duas essências: pata-de-vaca (Bauhinia Forficata) e seringueira (Hevea brasiliensis). As mudas foram plantadas pelas autoridades presentes no entorno do lago existente em uma área próxima a pista da prova, como forma de neutralizar uma pequena quantidade de gases emitida no local e que contribuem para o Efeito Estufa, seja pela queima de combustíveis fósseis, ou pelo uso dos recursos naturais como água e energia, gerando um déficit ambiental.
Visando minimizar o impacto ambiental, a Sedam, através do Programa de Recuperação de Mata Ciliar, elaborou um projeto de neutralização de carbono específico para o local. Hoje plantamos 16 mudas, até o final no ano, serão plantadas mais 84 árvores, diz o secretário da Sedam Cletho Muniz de Brito.
Essa ação, de acordo com o secretário, faz parte das atividades do Programa de Recuperação de Mata Ciliar do Estado, com o intuito de promover a preservação, conservação e recuperação das matas ciliares dos rios existentes no Estado.
Brito destacou a importância das atividades de educação ambiental (EA) que estavam sendo realizadas durante o evento, enfatizando que a EA é um instrumento essencial para conscientizar e sensibilizar quanto à importante do ambiente natural. “Estamos distribuindo material informativo sobre os perigos causados pelas queimadas urbanas e rurais; conscientizando quanto ao destino correto do lixo, pois num evento desse porte, a geração de lixo é muito grande e se não soubermos o que fazer com esse resíduo, o resultado é desastroso”, diz o secretário.
Nos dois dias do evento, os visitantes do Parque de Exposições puderam conhecer de perto os trabalhos que estão sendo feito pela Sedam, que tem como resultado a diminuição de 80% dos focos de calor em Rondônia, além de participarem de uma oficina de reaproveitamento dos resíduos da madeira para fabricação de mandalas e quadros decorativos. Durante o evento, a Sedam teve a parceria do Grupo de Educadores Ambientais Voluntários de Ji-Paraná e da empresária Valéria Totti que cedeu os móveis ecologicamente corretos para a decoração do estande.
Fonte: Decom
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A