Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Seca provoca incêndios florestais em Manaus (AM)



Depois de sofrer enchente recorde em julho, Manaus e mais três cidades da região metropolitana (Iranduba, Manacupuru e Novo Airão) enfrentam uma estiagem atípica, com o surgimento de incêndios florestais e sensação térmica de calor de 45 graus. Na capital, a população sofre com uma extensa cobertura de fumaça por causa das queimadas. 

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) diz que há 30 dias não chove. Uma das causas é o fenômeno El Niño, que é o aquecimento das águas do oceano Pacífico. O meteorologista Veríssimo Farias de Assis, chefe do 1º Distrito do Inmet, afirma que, além do El Niño, contribuem para a falta de chuvas a poeira, que é causada pelas obras da construção civil, os gases dos veículos e as queimadas. 

"O El Niño inibe as chuvas, e os gases aumentam a temperatura da atmosfera, não permitindo que as massas mais frias cheguem até Manaus", disse. 

Até esta quinta, o Corpo de Bombeiros havia combatido 156 incêndios em áreas florestais (particulares e públicas) só neste mês, contra 22 no mesmo período de 2008. De janeiro a agosto foram 443 incêndios contra 226 do mesmo período do ano passado. Com vegetação muito seca e umidade relativa do ar baixa (em torno de 30%), as folhas viram combustível para o fogo. É nesse período que a população faz as roças e limpa terrenos por meio das queimadas --a prática é proibido por legislação ambiental. O ecólogo Carlos Durigan afirmou que de julho a outubro há pouca chuva. Mas o que ocorre neste ano, segundo ele, é uma estiagem atípica agravada pelas queimadas. "A floresta tem a propriedade de não liberar calor. Mas, se existe queimadas, a situação é agravada", disse Durigan, gerente-executivo da ONG Fundação Vitória Amazônica, que atua em projetos de preservação da floresta.

Fonte: De Olho No Tempo com informações da Rede Amazônica

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

Coopprojirau e Observatório ambiental visitam UHE Jirau

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, mantém uma agenda de visitas institucionais que inclui os pr