Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Se Belo Monte não cumprir prazo, prejuízo pode chegar a R$ 116 bi


 

Brasília - O presidente do consórcio Norte Energia, Carlos Nascimento, disse hoje (7) que, caso a Hidrelétrica de Belo Monte (PA) não entre em operação na data prevista, os prejuízos poderão chegar a R$ 116 bilhões. Segundo Nascimento, todas as demandas dos órgãos ambientais envolvidos na construção da usina têm buscado soluções para que a construção seja iniciada.

“Temos respondido a todas as demandas e estamos procurando, em todas as reuniões com os órgãos ambientais, levar os problemas e procurar soluções”, afirmou o executivo na reunião da subcomissão temporária do Senado destinada a acompanhar a execução das obras de Belo Monte. A previsão é que a instalação do canteiro de obras da usina se dê no inicio de 2011.

O coordenador de Energia Hidrelétrica e Transposições do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Thomaz Miazak de Toledo, informou que ainda faltam condicionantes para serem cumpridas, antes que seja concedida a licença de instalação da Hidrelétrica de Belo Monte.

De acordo com Toledo, ainda faltam a reforma de equipamentos de saúde e de educação e a implantação de redes de saneamento básico nos municípios atingidos pela usina.

O procurador-chefe da Procuradoria da República no Pará, Ubiratan Cazzeta, alertou para o fato de os impactos já estarem ocorrendo nos municípios atingidos pela construção da usina. “A simples instalação do canteiro de obras traz impactos. [Houve] impacto imobiliário em Altamira, que fez com que os imóveis triplicassem de preço”, exemplificou o procurador.

Ele voltou a dizer que o Ministério Público do Pará é contra a instalação da usina porque há processos em tramitação que podem fazer com que a obra seja paralisada. “Há pendências jurídicas que podem levar a ter de parar as obras ou realizar um estudo que deveria ser feito e não foi”, alertou ele.

Roberta Lopes / ReAgência Brasil
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)