Porto Velho já apresentou quase 50% de redução no índice de contágio durante o primeiro trimestre deste ano devido às interferências realizadas pela empresa em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa)
Nesta sexta-feira, 23/04, a Santo Antônio Energia deu início à entrega de mais 2.700 unidades do Mosquiteiro Impregnado de Longa Duração (MILD) para prevenção da malária na Vila Franciscana e adjacências, comunidades localizadas à montante da usina hidrelétrica Santo Antônio. A ação beneficiará mais de 800 famílias e consiste na entrega, instalação e educação para uso e manuseio correto do equipamento.
No total, a Santo Antônio Energia comprou mais de 14 mil Mosquiteiros Impregnados de Longa Duração e, este ano, já entregou mais de duas mil unidades, que foram distribuídas nos assentamentos Joana D`Arc I, II, III e áreas próximas em assentamentos rurais de Porto Velho. A iniciativa faz parte do Plano de Ação de Controle da Malária, no qual a concessionária investe mais de R$ 12 milhões para prevenção, combate e controle do vetor e melhorias no diagnóstico e tratamento da doença.
“O número de casos de malária apresentou uma queda significativa no município desde 2003. A partir do início das ações da Santo Antônio Energia para combate à doença, em parceria com a Semusa, esse índice diminuiu ainda mais. De janeiro a março de 2010, houve uma redução superior a 18% nos casos em relação ao mesmo período do ano passado”, afirma o biólogo e coordenador do Programa de Saúde Pública da concessionária, Guilherme Abbad. “O investimento da concessionária na compra dos Mosquiteiros Impregnados e instalação desses equipamentos é uma ferramenta muito importante no controle da malária. Existe uma expectativa muito grande da nossa parte em relação a esta iniciativa, pois pela primeira vez o mosquiteiro é distribuído no Estado de Rondônia. Por isso, esperamos ter bastante sucesso neste trabalho realizado em conjunto com a Santo Antônio Energia. Vale lembrar que as regiões beneficiadas com a ação, são áreas de alto risco de infecção”, complementa Rute Bessa, diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental de Porto Velho. Por meio deste apoio, a empresa contribui diretamente para o desafogamento do sistema público de saúde e garante o bem-estar e o cuidado com a saúde da população.
Em junho, a equipe de saúde da Santo Antônio Energia levará até as famílias que residem no Baixo Madeira, aproximadamente seis mil unidades de Mosquiteiros Impregnados de Longa Duração (MILD). Como se trata de uma região de difícil acesso, o cadastramento e a atividade de cuidados para prevenção serão realizados junto com a instalação e o treinamento para uso e manuseio do equipamento.
Esses mosquiteiros já são utilizados com sucesso, em muitos países da África. De acordo com o relatório do UNICEF, a utilização dos MILD preservou a vida de 125 mil pessoas em dez países africanos entre 2001 e 2007. Neste mesmo período, a quantidade de crianças protegidas por mosquiteiros saltou de 2% para 20%, em 19 países. A ferramenta de controle da malária ainda é pouco utilizada na América Latina e passou recentemente a integrar as medidas de controle preconizadas pelo Ministério da Saúde.
A malária em números no mundo*
· 250 milhões de pessoas por ano são infectadas
· 91% das mortes ocorrem na África
· 1 milhão de vítimas morre por ano
· 85% dos mortos são crianças menores de 5 anos
· Uma criança morre a cada 30 segundos vítima de malária
· 3,3 bilhões de pessoas em 109 países vivem em áreas com risco de infecção
Em 2007 o Brasil registrou 458.634 casos e 94 mortes e em 2008 o número de casos diminuiu para 306.347.
* Fonte: Ministério da Saúde

Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)