Sexta-feira, 22 de janeiro de 2010 - 07h47
Estimativas eram de que até o fim do ano passado 15,45% dos trabalhos estivessem concluídos
A construção da hidrelétrica Santo Antônio (RO-3.150 MW), no Rio Madeira, já está adiantada. Até dezembro do ano passado, a Santo Antônio Energia já constatava a conclusão de 16,86% das obras, ante estimativa de chegar no fim de 2009 com 15,45%. A montagem dos tubos de sucção das máquinas 1 e 2 já está concluída e aproximadamente 4,5% do volume total da concretagem, o que corresponde a 134 mil metros cúbicos de concreto, já foi lançado. De acordo com a empresa, o adiantamento se deve, entre outros fatores, à atividade de 11.294 trabalhadores no empreendimento.
No próximo mês de maio, será iniciada a concretagem do Grupo de Geração 2, que corresponde a oito das 44 casas de máquinas que vão gerar a energia da UHE. Os trabalhos de terraplanagem também devem avançar, mas em ritmo mais lento, em virtude das chuvas na região amazônica, que devem se estender até o fim de abril. A operação da ponte rolante principal do Grupo de Geração 1, que levará os componentes para a montagem das turbinas, será iniciada ainda no primeiro semestre deste ano. As estimativas são de que 25% das obras civis já estejam concluídas.
Fora do canteiro de obras, a Santo Antonio Energia executa uma série de operações para compensar os impactos decorrentes da implantação da UHE, a fim de obter a licença de operação.
Da Agência CanalEnergia, Planejamento e Expansão
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A