Sexta-feira, 16 de abril de 2010 - 14h23
As comemorações do aniversário do distrito de Jacy-Paraná, neste sábado, 17, vão reunir a população no campo de futebol para participar de atividades recreativas e culturais. A festa está programada para começar às 20 horas. A Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela construção e futura operação da UHE Santo Antônio, participa da festa patrocinando um bolo de 200 quilos para os participantes. A empresa também montou um estande com a maquete, que mostra a futura barragem e fará a distribuição do jornal “Santo Antônio Energia Informa” e cartilhas explicando a “Lei Maria da Penha”.
Jacy-Paraná é uma das comunidades do entorno do reservatório da futura hidrelétrica Santo Antônio e recebeu uma série de benefícios, começando com a limpeza das ruas do distrito ainda em 2008. Foram feitas a ampliação da Escola Joaquim Vicente Rondon, ampliação da Escola Cora Coralina, com a construção de quadra poliesportiva; drenagem e asfaltamento de dois quilômetros de ruas. Estas obras já entregues. Em breve a população receberá a praça e o Centro Político Administrativo, que abrigará ainda uma sala para eventos, e ainda a sede do Conselho Tutelar. Em andamento, está a terraplanagem para a construção da vila para o reassentamento e acesso ao cemitério.
Um pouco de história
Como outros distritos do Alto Madeira, Jacy-Paraná nasceu com a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. A empresa construtora – May, Jeckyll & Randolph – alcançou a localidade dia 31 de maio de 1910, quando ficou pronto o primeiro trecho da ferrovia, numa extensão de 90 km. Contam os historiadores que a inauguração foi solene, tendo um trem, com as autoridades, percorrido todo aquele trecho, com pompa e circunstância de praxe. As bandeiras brasileira e norte-americana enfeitavam o trem.
Até a extinção da EFMM em 1972, Jacy-Paraná era um núcleo ferroviário, constituída de uma pequena vila e a estação construída em concreto armado e um armazém para cargas. A vida gravitava em torno da estação, localizada na foz do rio que emprestou o nome ao local. A economia era baseada em produtos da natureza e na cultura de subsistência, como castanha, peixe, tartaruga, banana, macaxeira, abacaxi, farinha e cana de açúcar, além da borracha, que era embarcada na EFMM para seguir até Porto Velho e de lá pata Manaus ou Belém.
Após a extinção da ferrovia caiu na letargia, da qual não foi retirada nem com a construção e posterior asfaltamento da BR-364. Atualmente a economia do distrito está em ebulição, com a instalação de dezenas de empresas em função da construção das hidrelétricas do Rio Madeira.
Jacy-Paraná tornou-se distrito de Porto Velho na divisão administrativa do Território Federal do Guaporé (antes pertencia ao município de Santo Antônio) através da Lei 1347, de 09 de janeiro de 1951, assinada pelo presidente Getúlio Vargas.
Fonte: José Carlos Sá
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A