Quinta-feira, 8 de setembro de 2011 - 19h01
Entre agosto e novembro deste ano, a equipe do Programa de Conservação da Ictiofauna da Santo Antônio Energia, empresa responsável pela implantação e futura operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, marcará até 4 mil peixes que serão monitorados em um estudo sobre as rotas migratórias e permitirá a medição do crescimento das espécies migradoras de média e longa distância.
O objetivo desta ação é futuramente, quando a usina estiver em operação, verificar, se os animais estão utilizando o Sistema de Transposição de Peixes (STP), estrutura construída para ajudá-los a ultrapassar a barragem na época de piracema.
Equipamentos de telemetria para obtenção e transmissão de dados a longa distância foram instalados em parte dos animais e o monitoramento será feito por antenas instaladas nas margens e em barcos ao longo do rio Madeira. A outra parte dos peixes receberá uma marcação chamada LEA, um tubo com um número que é fixado na barbatana para identificá-lo quando ele for pescado.
“Este trabalho é muito importante, pois servirá para avaliação da eficácia do STP, permitindo que ajustes sejam feitos. O trabalho fornecerá também importantes informações sobre a biologia dos peixes, fundamentais, por exemplo, para o desenho de um programa de manejo pesqueiro sustentável, ajudando a preservar a biodiversidade da fauna aquática do Rio Madeira”, explica Alexandre Marçal, analista socioambiental da Santo Antônio Energia.
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e futura operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 15,1 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
Fonte: José Carlos Sá
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A