Porto Velho (RO) sábado, 21 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Santo Antônio Energia investe no Plano de Mobilidade Urbana de Porto Velho


 

Ação faz parte do Plano Diretor do Município que orienta a construção de serviços que asseguraram melhores condições de vida para a população no presente e no futuro

Nesta quinta-feira, 16 de setembro, acontece o 1° Seminário do Plano de Mobilidade Urbana de Porto Velho. O evento irá apresentar à população o PMob/PV, novo Plano de Mobilidade Urbana, fruto do Protocolo de Intenções assinado entre a Santo Antônio Energia e a Prefeitura, com o objetivo de desafogar o trânsito nas áreas mais críticas da capital, principalmente nos horários de pico.

O PMob/PV faz parte do Plano Diretor de Porto Velho e a Santo Antônio Energia contratou a Via Urbana Projetos e Consultoria, empresa especializada em mobilidade sustentável, para desenvolver e colocar em prática este planejamento que receberá investimento de R$ 1.153.725,73.

No Plano de Mobilidade Urbana foram traçadas diretrizes para as áreas de transporte e trânsito para os próximos 10 anos. Este trabalho foi desenvolvido com base nas perspectivas de crescimento da cidade e do tráfego gerado pelo aumento da facilidade de acesso ao crédito e pela chegada das usinas hidrelétricas Santo Antônio e Jirau.

Neste sentido, os principais investimentos previstos serão direcionados para a construção de viadutos em locais de grande circulação de veículos e na implantação de um corredor exclusivo para os ônibus que circulam na Avenida 7 de setembro.

“Porto Velho já é uma metrópole e, acompanhando as melhorias na infraestrutura, é preciso o básico, a educação de trânsito para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Este plano, que é um instrumento importante para o ordenamento da cidade, só vai funcionar se a sociedade se educar”, reforça Alexandre Queiroz, engenheiro florestal e coordenador de Sustentabilidade da Santo Antônio Energia.

O 1° Seminário do Plano de Mobilidade Urbana de Porto Velho será no Auditório da FIERO – Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, na sexta-feira, dia 16, das 8h às 12h20. Além da apresentação do PMob/PV, a programação do evento também conta com palestras sobre “Acessibilidade, Mobilidade e Sustentabilidade Urbana” e “Engenharia Territorial: Uma perspectiva para Porto Velho”.

Santo Antônio Energia

É a concessionária responsável pela construção e futura operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 13,5 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A UHE Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Fonte: José Carlos Sá
 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A