Segunda-feira, 16 de novembro de 2009 - 12h32
A iniciativa é inédita em Rondônia e visa educar as empresas e os trabalhadores
Na última sexta-feira, 13/11, a Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela construção e futura operação da UHE Santo Antônio, deu início ao Programa de Saúde e Segurança do Trabalho com empresas contratadas. A primeira etapa aconteceu no canteiro de obras do Hospital Regional de Cacoal. O evento foi direcionado aos 350 trabalhadores da obra e às três empreiteiras envolvidas na mesma e contou com uma palestra sobre saúde, com foco em tabagismo, ministrada pelo SENAC e a apresentação de Marcelo Prado, coordenador da área de Saúde e Segurança do Trabalho da Santo Antônio Energia. “A responsabilidade na construção da usina envolve o compromisso social com a região e a comunidade por meio da garantia da integridade física e mental de todos os trabalhadores”, explica Marcelo.
O objetivo do programa é conscientizar os trabalhadores e as empresas locais em relação à importância do uso de equipamentos de segurança nas obras para preservar a vida e a saúde dos mesmos. “Com um ambiente tranqüilo e apropriado para o trabalho, a produtividade aumenta e os riscos diminuem. A Santo Antônio Energia preza por isso e, portanto, motivará a participação dos trabalhadores de empreiteiras, lideranças, chefes e donos de empresas”, afirma Prado. Serão realizados eventos de integração, motivação e esclarecimento com esses públicos ao longo da construção do empreendimento.
Além disso, a Santo Antônio Energia premiou um trabalhador e a empresa que se destacaram nos meses de setembro e outubro na obra do Hospital Regional de Cacoal na área de Saúde e Segurança do Trabalho. O ajudante Mozaniel Eloi de Carvalho, de 49 anos, ganhou um capacete personalizado e uma bicicleta, com o capacete de ciclista. A empreiteira Norte Empreendimentos ganhou um troféu de reconhecimento pela taxa de Zero Acidentes com Afastamento nos meses de setembro e outubro. Desse modo, a concessionária pretende conscientizar os trabalhadores em relação à importância da cultura de segurança e a preocupação com um ambiente de trabalho sadio.
Usina Hidrelétrica Santo Antônio
Com potência instalada de 3.150 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 44 milhões de pessoas, a UHE Santo Antônio tem investimento de R$ 13,5 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas, pois utiliza tecnologia de ponta e menos agressiva ao meio ambiente.
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e pela futura operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. O empreendimento – atualmente em fase de construção e considerado fundamental para o suprimento de energia elétrica necessário ao desenvolvimento do país – tem, entre seus acionistas, as empresas Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP) - encabeçado pelos bancos Banif e Santander e pelo Fundo de Investimento do FGTS. A UHE Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
Fonte: José Carlos Sá
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A