Quarta-feira, 3 de março de 2010 - 10h11
Vertedouros da usina serão concretados com 450 mil m³, o equivalente a seis vezes o volume de concreto usado na construção do estádio do Maracanã
A construção do vertedouro principal da UHE Santo Antônio entrou em fase de concretagem dos 16 pilares que compõem a estrutura. Para cada pilar, cuja altura alcança os 40 metros, está previsto um volume de 8.600 m³ de concreto. O vertedouro é uma grande estrutura destinada a escoar o excesso de água do reservatório.
Quatro bombas fazem o lançamento de concreto nas estruturas e a previsão é concretar sempre simultaneamente dois pilares, a fim de possibilitar a liberação do vão entre eles para que a equipe de montagem eletromecânica possa, na sequencia, iniciar os trabalhos na comporta.
O prazo total para implantação do vertedouro principal é de 24 meses, sendo que o desvio do rio Madeira está marcado para maio de 2011. “Trata-se de um prazo bastante desafiador para obras desse porte. Por isso, escolhemos uma metodologia de mecanização que utiliza formas deslizantes, com capacidade de concretagem de 20 cm por hora”, esclarece Welson Correa, gerente de engenharia da Santo Antônio Energia.
Além do vertedouro principal localizado na margem esquerda, a UHE Santo Antônio terá ainda um vertedouro complementar na margem direita, composto por uma estrutura de três vãos. Em fevereiro, os trabalhos de escavação em rocha no canteiro de obras também alcançaram mais um recorde: 744.400 m³.
Fonte: José Carlos Sá
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A