Sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011 - 19h12
As famílias do reassentamento rural Riacho Azul, construído pela Santo Antônio Energia para receber os moradores dos ramais São Domingos, Jatuarana, Projeto Porto Seguro e áreas próximas ao rio Madeira, receberam hoje, 11 de fevereiro, os documentos declaratórios que garantem a posse de suas novas casas.
O Coordenador de Reassentamentos da Santo Antônio Energia, Luiz Zoccal, lembrou que estas famílias recebem assistência técnica para a reorganização das atividades produtivas por 3 anos, por meio de uma parceria com a Emater (Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural). As famílias são contempladas com programas de agricultura familiar e incentivo ao desenvolvimento de atividades sustentáveis.
Para Francisco Evangelista, um dos ribeirinhos reassentados no Riacho Azul, a entrega dos documentos de posse das terras é uma ótima notícia para toda a sua família. “Agora tenho um chão para criar meus filhos. Uma terra que é nossa mesmo”, destacou. Outro chefe de família do Riacho Azul, Antônio Nunes, disse estar satisfeito com a entrega do documento declaratório de posse porque agora se sente, de fato, dona de sua nova casa.
A mudança dessas famílias aconteceu no final do ano passado, quando a concessionária responsável pela implantação e comercialização da energia que será gerada pela Usina Hidrelétrica Santo Antônio, entregou os lotes que possuem em média 12 hectares, com casa de alvenaria e também área de reserva legal e área para cultivo de alimentos como mandioca, por exemplo.
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e futura operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 15,1 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
Fonte: Mauricio Vasconcelos
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A