Quinta-feira, 12 de maio de 2011 - 16h46
O tema do programa de rádio da Santo Antônio Energia desta semana é a definição dos critérios para distribuição dos lotes do reassentamento urbano Parque do Buritis, construído pela concessionária para as 124 famílias que hoje residem em Jacy-Paraná e Velha Jacy. O programa “Santo Antônio Energia e Você” vai ao ar diariamente pelas Rádios Caiari AM (1430 KHZ e 4785 KHZ) e Parecis FM 98,1.
Para a mudança ser realizada de forma participativa, tranquila e transparente, a Santo Antônio Energia realizou duas reuniões com o propósito de dialogar e construir com as famílias os critérios para escolha dos lotes. No último encontro, que contou com a participação de cerca de 150 pessoas, foram estabelecidos os parâmetros e as prioridades para a escolha dos lotes de forma a reproduzir dentro do reassentamento a localização da casa de origem. “Quem morava em esquina procurou uma casa localizada em esquina e assim por diante. Também foram considerados a relação entre a vizinhança e o grau de parentesco entre as famílias”, esclarece Ivan Silveira, engenheiro agrônomo e coordenador de reassentamento da Santo Antônio Energia.
O remanejamento para o Parque dos Buritis começou no fim de abril com a mudança de 12 famílias. As demais serão divididas em quatro etapas, que vai do dia 16 de maio até o fim de junho.
Por se tratar de um reassentamento urbano, o Parque dos Buritis tem características diferentes dos demais construídos pela concessionária, que são rurais. Todos os lotes, por exemplo, são murados e todas as ruas são asfaltadas. A área dos lotes também é diferente com 360 m². Os lotes de esquina, que ficam na margem da estrada e foram destinados aos comerciantes, tem 450 m².
“Na comunidade de origem, a população já contava com uma estrutura comercial que atendia os moradores. Por isso, a Santo Antônio Energia indenizou financeiramente todos os comerciantes e, agora, os moradores dos Parques dos Buritis, cederam a eles os lotes maiores à beira da estrada. Assim, com o dinheiro da indenização, eles poderão reconstruir seus estabelecimentos e retomar as atividades comerciais”, acrescenta Silveira.
Maria Lúcia Pereira Uchoa, futura moradora do Parque dos Buritis que já escolheu sua nova casa, comentou ao longo do programa, que as reuniões e as informações passadas pela Santo Antônio Energia foram importantes para que todos pudessem tomar a decisão sobre qual a melhor forma de transferência.
Programa “Santo Antônio Energia e você” – Grade de horário
Duração: 5 minutos
Rádio Caiari AM
. Segunda a Sexta: 06h15, 15h e 20h
. Sábado: 18h
. Domingo: 7h55 e 19h30
Rádio Parecis FM
. Segunda a Sexta: 06h55, 16h30 e 20h30
. Sábado: 06h55
. Domingo: 9h e 11h45
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e futura operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 15,1 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
Fonte: José Carlos Sá
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A