Quinta-feira, 16 de junho de 2011 - 18h07
A Santo Antônio Energia e a superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Rondônia (Incra RO) assinaram , no último dia 14 de junho, o termo de cooperação técnica que oficializa as ações para remanejamento dos moradores do Projeto de Assentamento Joana D’Arc atingidos pela implantação da UHE Santo Antônio.
As famílias que escolheram ganhar novas casas estão sendo remanejadas para o reassentamento rural Santa Rita. Além da casa própria, com documentação de posse oficial, as famílias recebem dois hectares com mandioca plantada, quatro hectares preparados para pastagem e mais quatro hectares para outras atividades que desejarem. Essas ações são realizadas pela concessionária e estão previstas previstas no Plano Básico Ambiental da implantação do empreendimento.
A comunidade do Santa Rita também recebeu da Santo Antônio Energia um posto de saúde, campo de futebol, escola com nove salas de aula recém inaugurada e centro comunitário. Todos os moradores recebem assistência técnica para auxiliar na reorganização das atividades produtivas por três anos. Até o momento, 115 famílias já se mudaram para o reassentamento. No total, serão 135 famílias no Santa Rita.
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e futura operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências ou, aproximadamente, 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 15,1 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
Fonte: Mauríci Vasconcelos
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A