Quarta-feira, 23 de junho de 2010 - 16h06
Na semana passada a Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela construção e futura operação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, compareceu a mais uma reunião no PA Joana D’Arc para tratar das negociações com a comunidade sobre a realocação das famílias diretamente atingidas pela área do futuro reservatório. O encontro contou com a presença de Roberto Camilo, administrador de empresas e gerente Fundiário, e Ivan Silveira, engenheiro agrônomo e coordenador de remanejamento, que representaram a concessionária, além dos coordenadores do MAB e 150 pessoas do PA Joana D’Arc. No próximo dia 28/06, segunda-feira às 9h, os representantes da Santo Antônio Energia se reunirão novamente, na sede da empresa, com os líderes da comunidade e o MAB.
No dia 5 de maio foi realizada, na Santo Antônio Energia, a primeira reunião para debater o tema. Participaram deste encontro, a Secretaria Geral da Presidência da República, Incra, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Universidade Federal de Rondônia (Unir). O objetivo foi estabelecer um diálogo transparente entre o poder público e privado para aprimorar as diretrizes do Programa de Remanejamento da População Atingida, regulado pelo Programa Ambiental da empresa e pelas condições definidas na Licença de Instalação da UHE Santo Antônio emitida pelo Ibama. As famílias já cadastradas pela concessionária e, sendo elegíveis ao remanejamento, receberão preferencialmente a proposta para mudança em Reassentamento na área Rural.
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e futura operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 13,5 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A UHE Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
Fonte: José Carlo Sá
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A