Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Santo Antônio Energia assina Termo de Compromisso com a FUNAI


 

Algumas das ações previstas já foram realizadas pela concessionária nos limites das Terras Indígenas Karitiana

Na última quinta-feira, 30 de setembro, a Santo Antônio Energia assinou um Termo de Compromisso com a FUNAI (Fundação Nacional do Índio) e a Energia Sustentável do Brasil, em Brasília, por meio do qual se comprometem a firmar dois convênios visando à implantação de ações compensatórias às comunidades indígenas – grupos aldeados e isolados - que vivem na região do Rio Madeira, em Rondônia.

Os convênios são denominados Fase 1 e Fase 2, sendo o primeiro emergencial, e contém ações que já estavam previstas nos processos de licenciamento e no Projeto Básico Ambiental (PBA) das Usinas Hidrelétricas Santo Antônio e Jirau. O investimento da Santo Antônio Energia é superior a R$ 4 milhões, sendo de sua responsabilidade adquirir materiais e ferramentas de trabalho para a entidade e as associações que representam os povos indígenas, bem como, a contratação de profissionais indicados pela FUNAI para reforço de sua equipe.

Como parte das atividades desenvolvidas no sul da Amazônia, a FUNAI montou um escritório administrativo em Porto Velho, criando a chamada frente do Madeira que irá desenvolver atividades mais intensas na região.

Para dar andamento ao trabalho, a Santo Antônio Energia aguarda a assinatura do documento que oficializa os termos do convênio Fase 1, que foi readequado e aguarda assinatura da FUNAI.

Santo Antônio Energia

É a concessionária responsável pela construção e futura operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 13,5 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A UHE Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Fonte: José Carlos Sá
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)