Quarta-feira, 23 de dezembro de 2009 - 17h33
Corpo de Bombeiros afirma que rios acreanos não oferecem perigo a população
Na manhã dessa quarta-feira, 23, o Rio Acre, que corta a cidade de Rio Branco, atingiu o nível de 10,20m. Segundo o Corpo de Bombeiros, esse não é um nível preocupante. Mesmo com o aumento das chuvas em todos os municípios do estado, nenhum rio chegou a sua cota de alerta. A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50m, até esse nível, nenhuma família da capital será atingida pelas águas do rio.
A grande preocupação de uma possível ultrapassagem da cota do Rio Acre também está sobre a represagem do Rio São Francisco, fazendo com que suas águas transbordem e atinjam as famílias em suas margens e bairros vizinhos. O Sargento Christian, do Corpo de Bombeiros do Acre, informa que o Riozinho do Rola também pode se tornar preocupante se a cota de alerta for ultrapassada, mas por enquanto tudo está dentro dos níveis normais para a época do ano.
Nas cidades do interior a situação não é diferente. Os principais rios a cruzarem as cidades estão sobre constante vigilância. O Rio Iaco, em Sena Madureira, apresenta o nível mais preocupante, chegando a 12,90m com corta de alerta a 14m. Mas segundo o Sargento Christian, o rio apresenta uma vazante, "são rios que enchem rápido, mas tem uma vazante rápida também", explica.
O Corpo de Bombeiros do Estado do Acre realiza a leitura dos níveis dos rios todos os dias, até mesmo sábados, domingos e feriados. Se alguma cota de alerta for ultrapassada, o Corpo de Bombeiros está preparado para colocar imediatamente em ação seu plano de contingência, tomando todas as medidas possíveis junto as famílias que necessitarem de ajuda.
Fonte: O Rio Branco
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A