Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Revolta em Jirau atrasará obra em 6 meses




Consórcio construtor diz que
geração de energia ocorrerá
a partir de setembro de 2012


 

Revolta em Jirau atrasará obra em 6 meses - Gente de Opinião

O consórcio responsável pela construção da usina de Jirau, no rio Madeira (RO), informou ontem que as revoltas dos trabalhadores no canteiro de obras da hidrelétrica atrasarão o cronograma das empresas em seis meses.

O início da geração de energia estava previsto para março de 2012. O consórcio diz que, ainda assim, vai se antecipar ao prazo do edital: janeiro de 2013.

Há três semanas, trabalhadores em Jirau se revoltaram e destruíram alojamentos e ônibus. O consórcio Energia Sustentável do Brasil classificou a ação como vandalismo.

Na semana passada, em reunião com centrais sindicais e representantes de empresas, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) apontou falhas na obra, dizendo aos interlocutores que a estrutura urbana próxima ao canteiro não foi bem planejada.

Ontem, o consórcio construtor da usina divulgou em seu site um documento que estima os impactos da paralisação das obras.

Segundo o relatório, o atraso pode causar um deficit de geração elétrica no país.

As empresas afirmam ainda que a demanda precisará ser suprida com usinas termelétricas, mais caras.

Ainda de acordo com o Energia Sustentável, os governos estadual e federal também serão afetados, deixando de arrecadar pelo menos R$ 250 milhões com impostos em 2012. O cenário mais pessimista indica perdas de R$ 275 milhões.

A construtora diz que aguarda liberação de fiscais do Ministério do Trabalho, mas concordou em atender a mesma pauta trabalhista negociada na usina vizinha de Santo Antônio, onde os trabalhadores haviam parado a construção e decidiram retornar na terça.

 

Fonte: Folha de São Paulo/FELIPE LUCHETE/DE BELÉM

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A