Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Retirada da Ceron do PND está prevista em projeto da Senadora Fátima Cleide


Autora do PLS 51/2004, que prevê a retirada de empresas federalizadas de distribuição de energia do Programa Nacional de Desestatização (PND), a senadora Fátima Cleide (PT-RO) comemorou a decisão do Conselho Nacional de Desestatização de propor ao presidente Lula um decreto para a retirada das Centrais Elétricas de Rondônia(Ceron) do programa. A medida foi sugerida através da Resolução nº 1, de 21 de janeiro deste ano.

“Essa é uma medida muito importante, eu e o deputado Eduardo Valverde trabalhamos por ela, mas eu gostaria muito que o projeto de minha autoria avançasse no Senado porque haveria maior segurança para a não privatização dessas empresas”, diz a senadora Fátima. A parlamentar explica que um decreto federal pode ser revogado em outra administração.

O projeto da senadora ganhou parecer favorável do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), mas a maioria dos membros da Comissão de Constituição e Justiça(CCJ) do Senado é contra. “Infelizmente os parlamentares do DEM têm mostrado grande resistência ao projeto. É uma questão de visão de Estado. Eles consideram que o setor elétrico pode ser completamente privatizado”, diz Fátima.

A Eletrobrás e outros setores do governo federal são favoráveis à edição do decreto. Em audiência no mês de agosto passado, no Senado, convocada para instruir o PLS 51, o secretário-executivo do Ministério das Minas e Energia, Maurício Zimmermman, declarou que o governo federal poderia baixar o decreto, e o presidente da Federação Nacional dos Urbanitários, Franklin Moreira Gonçalves considerou importante essa medida, mas acredita que a sustentabilidade do emprego de centenas de trabalhadores das distribuidoras de energia será garantida para valer com uma lei.

Em novembro, durante audiência com o ministro Miguel Jorge, do Desenvolvimento e Comércio, a senadora Fátima e o deputado Valverde ganharam seu apoio para a retirada do PND da Ceron, Centrais Elétricas do Piauí (Cepisa), Companhia Energética de Alagoas(Ceal) e Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre).

“Isso é importante para trazer segurança jurídica a estas empresas. Hoje elas estão estagnadas e precisam ter acesso a investimentos para melhor seus serviços. A retirada do PND irá provocar uma reestruturação, o que irá estimular a necessidade de disputar mercados”, diz Fátima.

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoSábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)