Terça-feira, 6 de abril de 2010 - 22h11
Uma visita técnica ao canteiro de obras da UHE Santo Antônio marcou o segundo dia do encontro para implementação do Programa “Mais Ambiente nos Estados”. Representantes do Ministério do Meio Ambiente, da Associação Brasileira de Entidades do Meio Ambiente (Abema) e das secretarias de Meio Ambiente dos Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia e do Distrito Federal viram de perto as obras civis, o sistema de destinação de resíduos, o aterro sanitário, as lagoas de tratamento de esgoto e as estações de tratamento de água do empreendimento. A comitiva também visitou os alojamentos, o refeitório com capacidade para servir até 20 mil refeições por dia, e o Centro de Atendimento ao Trabalhador que oferece um eficiente atendimento médico hospitalar para os operários.
Para a representante da Abema e funcionária da Secretaria Estadual do Meio Ambiente de Goiás, Odete Ghannam, a visita impressionou positivamente pela gestão voltada para as pessoas. O planejamento foi o aspecto destacado por Ivo Sena, do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac). “A organização, sem dúvida nenhuma, mostra que há um bom planejamento. É um grupo organizado, formado por pessoas bem preparadas trabalhando junto. Isso você vê no entrosamento dos operários nas diversas frentes de trabalho que visitamos na obra”.
A visita foi dividida em duas partes. No escritório da Santo Antônio Energia em Porto Velho a comitiva ouviu explicações sobre a obra civil e os aspectos ambientais, envolvendo as compensações, os remanejamentos e os monitoramentos, fornecidas pelos gerentes de Engenharia, Welson Correa Pinto, e de Sustentabilidade, Ricardo Márcio Martins Alves. No canteiro, o gerente Administrativo e Financeiro do Consórcio Construtor Santo Antônio, Antônio Cardilli, e o Gestor de Meio Ambiente, Nelson Alves, guiaram a visita.
A comitiva foi coordenada pelo secretário-adjunto da Sedam, Valdir Harmatiuk, acompanhado dos técnicos das coordenadorias de Educação Ambiental, Ações de Comunicação, Meio Físico, Florestal e Faunística, Unidades de Conservação, Geociência e Assessoria Jurídica.
Fonte: José Carlos Sá
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A