Segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010 - 07h07
Com as chuvas intensas registradas neste domingo na região de Vilhena e Chupinguaia, o nível dos rios Barão de Melgaço e Pimenta Bueno voltaram a subir. A situação tende a piorar ainda mais.
Daniel Panobianco - A cidade de Pimenta Bueno, no sul de Rondônia, está enfrentando uma enchente de grandes proporções desde a última quarta-feira (10), onde o nível máximo do rio Machado, em uma estação operada pela ANA (Agência Nacional de Águas) atingiu o maior nível da história na sexta-feira (12), às 17 horas (local), com 7,71 metros.
Após o máximo da cheia, o nível caiu para 7,34 metros neste domingo (14), mas voltou a subir rapidamente ao final da noite chegando a 7,45 metros mantendo os alagamentos em bairros da cidade.
Famílias que perderam tudo com a enchente temem pela subida ainda mais drástica do rio nos próximos dias, o que provavelmente irá acontecer podendo o recorde de 7,71 metros ser quebrado no decorrer da semana em virtude da previsão de bastante chuva nas cabeceiras.
Embora as empresas concessionárias tenham negado a liberação da água em excesso das hidrelétricas de Primavera, Rondon I e Rondon II, sabe-se muito bem que esta informação é inverídica, pois os dados destas estações mostram que a vazão de liberação do canal de fuga aumentou, bem como o nível dos rios Pimenta e Barão de Melgaço em fazendas próximas. Água acumulada em excesso em uma barragem não evapora do dia para a noite, muito menos volta rio acima.
Nas hidrelétricas, os dados aferidos pela ANA mostram que o nível aumentou após as chuvas da tarde deste domingo.
A população de Pimenta Bueno deve esperar por mais chuvas e consequentemente, um retorno, ainda que substancial da enchente aos bairros que ainda não foram totalmente afetados.
Dados: ANA / Foto: HIDROTEL
Fonte: De olho no tempo
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A