Sábado, 17 de dezembro de 2011 - 19h14
Na maioria dos casos, vizinho "rouba" energia para economizar; empresas também cometem fraudes
LISLAINE DOS ANJOS
MidiaNews
Os famosos “gatos” feitos nas fiações de energia elétrica por alguns moradores para “roubar” energia do vizinho e, assim, economizar na conta de luz, estão se tornando cada vez mais comuns no Estado de Mato Grosso. Esse e outros tipos de irregularidades são constatados aos montes, todo mês, por equipes de fiscalização da Rede Cemat.
Segundo informações da assessoria da Cemat, cerca de 20 mil fiscalizações são feitas mensalmente, em todo o Estado. Somente em Cuiabá e Várzea Grande, existem 80 equipes que realizam, diariamente, 25 serviços, dentre eles, a fiscalização de bairros.
Em média, em 15% dos pontos visitados, são registradas irregularidades como “ganchos” (ligação de um cabo de energia diretamente na rede de baixa tensão) e fraudes nos medidores de consumo de energia (quando os lacres são violados e a quantidade consumida, alterada).
Isso corresponde a aproximadamente três mil irregularidades encontradas mensalmente, em todos os municípios atendidos pela concessionária de energia elétrica.
Procedimento
Toda vez que uma irregularidade é constatada, ela é corrigida pela equipe da Rede Cemat e, em seguida, um processo administrativo é aberto, onde a pessoa responsável pela infração assina um termo de registro da ocorrência e passa a receber, nas faturas seguintes, uma multa, calculada em cima da média de consumo dela nos meses anteriores e o que ela deixou de pagar.
Segundo a assessoria, em caso de fraudes mais graves e de maiores proporções – como é caso de estabelecimentos comerciais e industriais que usam de artimanhas para adulterar o valor de consumo e assim, “lucrar” mais – ou também em caso de reincidência, além do processo administrativo, um boletim de ocorrência é lavrado e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) é acionada para constatar a irregularidade.
No entanto, nem sempre a Polícia consegue chegar a tempo para fazer o flagrante, e o consumidor infrator aproveita a lacuna de tempo para regularizar a situação junto à Cemat.
Quando o flagrante é feito, porém, o responsável pode responder por furto, o que prevê uma penalidade de até três anos de prisão, mas a pessoa pode simplesmente pagar a fiança e responder ao crime em liberdade. Em alguns casos, a fiança pode ser substituída por um termo circunstanciado.
Denúncia
A Rede Cemat alerta para a necessidade de a população quebrar o silêncio e denunciar os casos de irregularidades. Isso porque as “gambiarras” feitas refletem nas contas pagas pelos demais consumidores, uma vez que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prevê o reajuste das tarifas anualmente e nelas são calculadas as “perdas” sofridas com esse tipo de irregularidade.
Em caso de denúncia, a concessionária disponibiliza um número gratuito: 0800 6464 196.
As denúncias feitas serão repassadas para a Gerência de Recuperação de Energia, sob Marcelo Mamoru Onoe, que, então, destaca uma equipe para conferir de perto a situação e corrigi-la.
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A