Sexta-feira, 17 de junho de 2011 - 15h03
Roberto Sobrinho e Confúcio Moura conseguem R$ 100 milhões para os consórcios invistirem em compensações sociais
Em reunião com o diretor de Áreas de Inclusão Social e Créditos do BNDES, Elvio Lima Gaspar, na manhã desta sexta feira, 17, em Brasília, o prefeito Roberto Sobrinho e o governador do estado, Confúcio Moura, conseguiram a liberação de linhas de crédito no valor de R$ 100 milhões, que serão investidos em obras de compensações sociais pelos dois consórcios que constroem as hidrelétricas em Porto Velho. Os recursos serão investidos em medidas que compensem o município, sobre os impactos negativos provocados pelos dois empreendimentos.
Roberto Sobrinho e Confúcio Moura apresentaram suas propostas de investimentos. A prefeitura de Porto Velho está priorizando as questões que considera importantes para a aplicação destes recursos.
Entre as prioridades estabelecidas pelo prefeito Roberto Sobrinho está a mobilidade urbana. “Em virtude do aumento da frota de veículos que em 2004 era de 60 mil e em 2011, passou a ser de 160 mil veículos, estabelecemos que alguns projetos e ações voltados para melhorar o trânsito na capital continuam sendo prioridade” esclareceu o prefeito.
Além disso, o prefeito Roberto Sobrinho está pleiteando que parte destes recursos seja destinada às áreas de Educação, Saúde e Geração de Rendas, com prioridade para a construção de pólo de produção de peixes nos lagos das hidrelétricas. “Eu e o governador Confùcio consideramos a reunião bastante positiva e produtiva e aprovamos a constituição de um grupo de trabalho com a participação de representantes do BNDES, das empresas construtoras, da prefeitura e do governo do estado, para dar continuidade ao que ficou estabelecido hoje aqui”, enfatizou Roberto.
No próximo mês de Julho, ente os dias 8 e 12, haverá novas discussões, já com o grupo de trabalho, que deverá detalhar as ações para as quais serão destinados estes recursos.
Fonte: Nara Vargas
Foto: Daniele Basso.
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A