Quarta-feira, 7 de outubro de 2009 - 05h41
Pela quarta vez nos últimos 10 dias, a cidade de Manaus (AM) amanheceu encoberta por uma densa névoa seca formada por fumaça oriunda de queimadas na floresta. Na área urbana de Manaus, o Corpo de Bombeiros registrou um aumento de 140% no número de ocorrências de incêndio em vegetação, de agosto do ano passado a setembro deste ano.
Em relação a agosto de 2008, o número de ocorrências de queimadas subiu de 83 para 200 chamadas atendidas. Em todo o ano de 2008, 83 denúncias de queimadas na área urbana da cidade foram registradas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Só no mês de setembro deste ano, foram 700 denúncias. "Essa não é a primeira vez que acontece e toda vez fica difícil de trabalhar e dirigir", reclama o motorista de ônibus Edsom Melo.
A estiagem na região agrava a situação das queimadas. O Distrito Meteorológico de Manaus informou que, em setembro, choveu apenas 4,2 mm dos 83,3 previstos para o mês inteiro. Segundo o Corpo de Bombeiros, os incêndios ocorrem principalmente em vegetação de terrenos baldios e lixeiras clandestinas.
A fumaça que atinge Manaus vem de queimadas que ocorrem em áreas de municípios próximos à capital do Amazonas. "Para diminuir esse problema, estamos treinando equipes de brigadistas nos municípios e enviando kits para combate a incêndios florestais", disse o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Antônio Dias.
Este ano, já foram formadas equipes com 30 brigadistas nos municípios de Iranduba, Manacapuru, Careiro Castanho e Rio Preto da Eva. Os kits distribuídos contém equipamentos como bombas d'água, botas e abafadores, equipamentos próprios para incêndios em florestas.
Para o trabalho em Manaus, os bombeiros montaram 10 postos de atendimento com um batalhão de incêndio florestal composto por 80 homens. "Essa situação ainda é agravada pela estiagem. A fumaça das queimadas vai se acumulando e fica essa situação. Essa é sem dúvida a pior nuvem de fumaça que atingiu Manaus. O jeito é esperar mesmo a chegada da estação de chuva", disse o coronel.
Os órgãos públicos também formaram brigadas anti-incêndios. Esta semana, equipes de brigadistas do Tribunal de Justiça do Amazonas e do Hospital Geral de Manaus estão sendo treinadas. Na próxima semana, os bombeiros começam a treinar brigadas de funcionários e moradores dos prédios com mais de 10 andares.
Fonte: De Olho No Tempo com informações de "TERRA"
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A