Sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012 - 09h20
Cerca de 19 mil metros cúbicos de rocha já foram lançadas em quase 900 metros da margem direita do Rio Madeira, entre a torre da travessia da linha de transmissão, localizada abaixo da estação de captação de água da Caerd, até o bairro do Triângulo. O serviço visa impedir a continuação da queda dos taludes – os barrancos formados pela deposição de sedimentos, que colocaram em perigo as residências construídas em área de risco.
O trabalho foi iniciado no dia 10 de fevereiro, devendo se estender até o mês de março. O engenheiro Welson Correa, gerente de Engenharia da Santo Antônio Energia, empresa concessionária responsável pela operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, explica que após a colocação desse cordão de enrocamento numa primeira etapa próximo ao nível do rio em uma extensão de 2,2 quilômetros, para reforçar o talude, a barreira de pedras será alteada até uma cota de segurança.
Estão sendo empregados no trabalho duas balsas, com respectivos empurradores, quatro escavadeiras, três tratores, duas carregadeiras, um rolo compactador, 32 caminhões basculantes e uma retro escavadeira de pneus.
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e futura operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
Fonte: José Carlos Sá
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A