Segunda-feira, 30 de janeiro de 2012 - 18h39
Nesta segunda-feira, dia 30 de janeiro, teve início o Hydro Energy Latin América 2012 na cidade do Rio de Janeiro. A Usina Hidrelétrica Santo Antônio, que desperta olhares em todo mundo devido às suas características técnicas, seus programas de sustentabilidade e por ser um dos projetos energéticos mais eficientes da região amazônica, será tema de palestra ministrada por Antônio de Pádua Bemfica Guimarães, diretor técnico da Santo Antônio Energia, empresa responsável pela implantação e operação do empreendimento, na terça-feira (31/01).
O painel “inovação em design” abordará tópicos como a medição do potencial hidrelétrico em usinas e a mensuração e redução dos impactos hidrológicos e geológicos de novos empreendimentos, dando destaque à experiência adquirida pela Santo Antônio Energia desde o início da instalação do empreendimento e que o tornam uma referência em construção de hidrelétricas sustentáveis.
Chegando a sua segunda edição, o Hydro Energy Latin América consolida-se como referência no setor Latino Americano de energia hidrelétrica. Com discussões sobre as temáticas atuais do setor, o evento reúne importantes tomadores de decisão do mercado latino-americano de geração hidrelétrica.
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e futura operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 16 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
Fonte: José Carlos Sá
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A