Porto Velho (RO) sábado, 23 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

Projeto Carbono Neutro da Polícia Federal é lançado em Rondônia e no Acre


Policiais federais de Rondônia e do Acre realizaram o plantio de 2 mil mudas de árvores de diversas espécies como parte do projeto Carbono Neutro nesta quinta-feira (12) em seus estados. A ação faz parte do esforço de compensação da emissão de gases que provocam o efeito estufa. O programa foi lançado em 2007 pela Polícia Federal.

O projeto serve para compensar as emissões de gás carbônico feitas por viaturas e por toda a estrutura usada pela Polícia Federal em suas atividades, incluindo gastos com energia elétrica e com o uso de transporte aéreo. Desde a criação, o projeto já possibilitou o plantio de mais de 30 mil mudas em todos os estados brasileiros.

Em entrevista à Agência Brasil, o superintendente regional da Polícia Federal no Acre, José Carlos Calazane, explicou que o número de árvores a serem plantadas é orientado pelo Inventário das Emissões de Gases do Efeito Estufa, feito por membros da instituição em Brasília. O estudo ajudou a Polícia Federal a identificar quantas árvores precisam ser plantadas para neutralizar as emissões dos gases de efeito estufa, jogados na natureza a partir das atividades da própria instituição.

“Trata-se de um cálculo sobre tudo o que está relacionado ao trabalho da Polícia Federal e que é capaz de emitir para a atmosfera gases de efeito estufa”.

Ainda segundo Calazane, o plantio de árvores minimiza a ação dos gases de feito estufa na atmosfera. “Com essa ação esperamos contribuir para a compensação das emissões de gases poluentes, durante as operações e para a conscientização ambiental das populações de modo geral".

As mudas plantadas foram de açaí, cedro, copaíba, ipê, mogno, jatobá, ingá, andiroba, amarelão, paricá, baginha e cacaui, sendo 500 delas em Rondônia e 1,5 mil no território acreano. Os policiais federais estão lotados em Porto Velho (RO) e Rio Branco, Cruzeiro do Sul, e Epitaciolândia, no acre. 

Amanda Mota/Agência Brasil

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A