Sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010 - 21h02
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental – Sedam, deu início no ano passado ao processo de reestruturação do Banco de Sementes de Ariquemes. A iniciativa ganhou força com a implantação do Programa de Recuperação de Mata Ciliar, ampliando as ações do BS, inclusive com melhorias nas instalações, equipe e estrutura própria para melhor atender as necessidades não apenas dos projetos vinculados ao PRMC, como também à demanda de sementes em todo o Estado de Rondônia.
De acordo com informações da equipe do PRMC, os técnicos do Banco de Sementes realizaram a coleta de aproximadamente duas toneladas de sementes de 43 espécies diferentes em 2009, o que deverá melhorar ainda para este ano, uma vez que se pretende ampliar a área de coleta, expandindo para todo o Estado. A ação contou com a parceria da classe empresarial que em contrapartida vai receber mudas de essências nativas produzidas no viveiro do BS. Ao todos foram produzidas, 14 mil mudas pelos técnicos da Sedam.
O Programa de Recuperação de Mata Ciliar foi beneficiado pela compensação ambiental da PCH Rondon II, e grande parte dos equipamentos e materiais recebidos, de acordo com Kátia Casula, foram repassados ao Banco de Sementes, dentre eles estão equipamentos de coleta, podão, EPI (Equipamento de Proteção Individual), escadas, tambores, balanças entre outros.
Para este ano, o governo do Estado vai ampliar as atividades do BS, melhorando a estrutura física e organizacional; normatizar o sistema de coleta e distribuição das sementes e desenvolver projetos junto às escolas do município de Ariquemes, além de capacitar parceiros para replicar o projeto em outros municípios.
Fonte: Decom
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A